Companhia indonésia cujo avião se despenhou está proibida de voar na Europa

Barbara Walton / EPA

-

Avião ATR 42 da Trigana Air desaparecido na Indonésia

A companhia aérea indonésia Trigana Air Service, proprietária do avião que este domingo se despenhou numa montanha na província indonésia da Papua, está na “lista negra” da União Europeia desde 2007.

Acidente da Trigana Air

A presença na lista negra de companhias banidas impede a companhia indonésia de operar qualquer voo no espaço aéreo dos 28 países da União Europeia.

A lista é constituída por companhias que levantam preocupações acerca de questões de segurança, ou sobre aspectos de carácter regulatório no âmbito da legislação dos seus países de origem.

Desde 1991, ano em que começou a operar, foram registados 14 incidentes graves com aviões da companhia. Neste período, segundo o jornal neo-zelandês Stuff, a empresa perdeu 10 aviões.

Segundo a base de dados da airfleets.net, a companhia tinha em actividade 14 aeronaves – 4 jactos Boeing 737 de carreira e 10 aviões ATR 42-300 iguais ao que este domingo desapareceu.

De acordo com a base de dados, a idade média dos aviões em actividade é de 26.6 anos. O site deu entretanto baixa do avião desaparecido.

A Indonésia tem um registo duvidoso no que diz respeito a segurança na aviação.

O ano passado, ocorreram dois acidentes graves com aviões de companhias indonésias, incluindo o acidente da AirAsia, no qual morreram 162 pessoas.

No acidente deste domingo perderam a vida 44 adultos, 5 crianças e 5 membros da tripulação, num total de 54 pessoas.

O ATR 42 da companhia Trigana Air perdeu o contacto um pouco antes das 07:00 em Lisboa, depois de descolar do aeroporto regional de Sentani, que serve a localidade de Jayapura, na província de Papua, no sudeste da Indonésia.

Os destroços da aeronave foram mais tarde encontrados por residentes locais, segundo os quais o avião se despenhou contra uma montanha.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “No acidente deste domingo perderam a vida 44 adultos, 5 crianças e 5 membros da tripulação, num total de 55 pessoas.”
    Ora 44 + 5 +5 = 55??

RESPONDER

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …