/

Avião com 54 pessoas desapareceu na Indonésia

jbozanowski / Flickr

O ATR 42 transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação

O ATR 42 transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação

Um avião indonésio com 54 pessoas a bordo perdeu neste domingo o contacto durante o voo na província de Papua, anunciaram as autoridades da Indonésia.

O ATR 42 da companhia Trigana Air perdeu o contacto um pouco antes das 15:00 locais (06:00 GMT e 07:00 em Lisboa), depois de descolar do aeroporto regional de Sentani, que serve a localidade de Jayapura, na província de Papua, no sudeste da Indonésia, segundo a agência de socorro e resgate, numa mensagem na rede social Twitter.

O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem prevista em Oksibil (província de Papua) para pouco depois das 15:00 locais. A aeronave deixou Jayapura cerca de meia hora antes de ser dada como desaparecida.

O gabinete do ministro dos Transportes já confirmou à France-Presse a perda de contacto com o avião. “Não temos a certeza do que aconteceu ao avião e estamos em contacto com as autoridades locais”, disse um porta-voz do gabinete.

“O tempo costuma ser muito mau naquela zona, com muitas nuvens. A área é montanhosa”, acrescentou o porta-voz.

Barbara Walton / EPA

-

O avião contactou a torre de controlo de Oksibil a pedir para descer

Aeronave contactou torre de controlo 10 minutos antes da hora de aterragem

Segundo o diretor de operações da Trigana Air, Beni Sumaryanto, o avião contactou a torre de controlo de Oksibil (província de Papua) a pedir para descer e a companhia enviou uma aeronave para o local para procurar o avião.

“O tempo estava muito mau e como não conseguia encontrá-lo a aeronave regressou a Sentani”, referiu Beni Sumaryanto.

“Oksibil é uma área montanhosa onde as condições climatéricas são muito imprevisíveis. De repente, podem surgir nevoeiro, escuridão e ventos fortes sem estarem previstos”, acrescentou.

Segundo Sumaryanto, suspeita-se de que o incidente se terá “devido a condições climatéricas” adversas e não ao excesso de lotação do avião, que podia levar 50 passageiros“.

O voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem prevista em Oksibil para pouco depois das 15:00 locais. A aeronave deixou Jayapura cerca de meia hora antes de ser dada como desaparecida.

A Trigana Air é uma pequena companhia criada em 1991, que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia.

Pequenas aeronaves são usadas com frequência para transportar pessoas para a zona montanhosa de Papua e o mau tempo já provocou vários acidentes nos últimos anos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.