A primeira companhia aérea a voar sem qualquer plástico a bordo é portuguesa

A companhia aérea portuguesa Hi Fly tornou-se a primeira no mundo a voar sem qualquer plástico a bordo. A viagem aconteceu no passado dia 26 de dezembro.

De acordo com o comunicado da companhia, o voo teve origem em Lisboa e destino em Natal, no Brasil, e contou com a presença de 700 passageiros. A companhia pretende realizar todas as ligações sem plástico: o que deve acontecer daqui a um ano, no final de 2019, segundo o que diz Paulo Mirpuri, presidente da Hi Fly.

“Estes voos de teste vão impedir que cerca de 350 quilogramas de plástico envenenem o nosso ambiente. Mais de 100 mil voos descolam todos os dias e, apenas durante o ano passado, os voos comerciais transportaram quase quatro mil milhões de passageiros. E é esperado que este número duplique dentro de 20 anos. Aqui, o potencial para marcar a diferença é enorme”, explicou Mirpuri em declarações ao Lonely Planet.

Para realizar o primeiro voo sem plástico à escala mundial, a Hi Fly substituiu vários objetos normalmente feitos de plástico, como copos, colheres, garrafas e escovas de dentes, por utensílios recicláveis feitos de bambu e embalagens de papel.

Também antes do voo, o presidente acrescentou: “Estamos obviamente bastante entusiasmados por sermos a companhia aérea pioneira no mundo nesta iniciativa.” “A nossa missão corporativa é baseada na sustentabilidade e trabalhamos lado a lado com a Fundação Mirpuri para garantir que as nossas práticas corporativas correspondam às nossas responsabilidades mais amplas para com o planeta.”

Pedro Ramos, o diretor-geral do operador turístico Alto Astral, a empresa que fretou os voos entre Lisboa e o Brasil, comentou a forte satisfação da sua empresa em participar neste importante evento do setor. “A Alto Astral está muito entusiasmada por estar envolvida nesta iniciativa e acreditamos que as futuras gerações agradecerão àqueles que estão já preparados para fazer a diferença agora”.

A opção das companhias aéreas por materiais reutilizáveis e sem plástico tem sido uma constante nos últimos anos, muito graças aos constantes alertas feitos pelos ambientalistas para os efeitos nocivos que o material, presente numa variedade enorme de objetos, tem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …