/

Como festejar sem cair em excessos? 10 conselhos para o Natal e Ano Novo

As festas de Natal e Ano Novo são marcadas pelos excessos alimentares e quanto a bebidas. Mas se isso é quase inevitável, há alguns truques que pode usar para que a alegria das festas não se torne fatal para a sua saúde.

O bom senso é sempre uma boa medida para aplicar no que se refere a uma alimentação saudável – e tanto mais nesta época de festas de Natal e Ano Novo.

Mas nem sempre é fácil fugir dos excessos nas reuniões familiares e com amigos. E, afinal, é apenas nesta altura do ano – certo? O problema é que não é, e tudo o que se come em excesso nesta época do ano pode trazer consequências fatais.

Já ouviu falar da “Síndrome do coração de Natal“? Esta expressão refere-se ao facto de haver uma tendência preocupante quanto ao aumento de enfartes nesta altura do ano.

E, por isso mesmo, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (AVC) deixa algumas recomendação para festejar o Natal com todas as tradições da época, mas com algumas cautelas, fazendo “pequenas alterações às receitas” e aos seus hábitos, designadamente os seguintes:

– Demolhar bem o bacalhau (“o sal é sempre um veneno para a tensão arterial”)
– Aumentar a quantidade de produtos hortícolas no prato
– Reduzir porções de arroz, massa e batata
– Diminuir a quantidade de açúcar nas receitas dos doces
– Preferir o leite magro nas receitas que levam este produto
– Usar e abusar da canela (ajuda a prevenir doenças cardiovasculares)
– Comer fruta fresca ao longo do dia, evitando os doces
– Evitar manteiga, margarina ou natas nos assados, usando antes azeite
– Beber álcool de forma moderada
– Evitar refrigerantes devido à quantidade de açúcar.

Outros conselhos para a época festiva

Além destes cuidados alimentares, procure também manter alguma actividade física diária – pelo menos, 30 minutos por dia. É possível que tire férias do ginásio nestes dias, mas pode, por exemplo, fazer caminhadas ou dar passeios em família.

Além disso, pode usar pequenos truques no dia a dia para aumentar a atividade física, nomeadamente usando antes as escadas em vez do elevador e fazendo percursos pequenos a pé. Será que precisa de ir de carro de casa até ao café da esquina?

Mantendo os cuidados no prato, evite comer as gorduras visíveis da carne e do peixe, e evite os molhos, pois podem ser mais prejudiciais para a sua saúde.

E na hora de aproveitar as sobras dos fartos repastos da época, pense em novos pratos saudáveis – e evite juntar mais gordura ou sal.

Também é importante evitar o jejum antes das festas, pois pode ser contraproducente, uma vez que fica com mais fome e acabará por comer sem parar. Opte antes por fazer refeições mais leves e saudáveis antes da grande noite de festa.

É ainda importante reduzir as quantidades e evitar alimentos ricos em farinha, gordura e açúcar refinado. Aposte nas frutas e nas verduras, em carnes magras e ovos, e em alimentos com fibra que o vão fazer sentir mais saciado.

E tenha muito cuidado com alimentos que contenham ovos e maionese, e com peixes e mariscos, para evitar complicações gastrointestinais.

Durante a ceia, vá alternando o álcool com o consumo de água, porque é importante hidratar o seu organismo. E beber água também o vai ajudar a controlar a quantidade de comida que ingere.

Se preferir, beba antes limonada com gengibre e hortelã, ou faça batidos de frutas sem adicionar açúcar.

Se seguir estes conselhos, conseguirá aproveitar as festas com excessos quanto baste, mas sem se perder em demasia – para que o ano que aí vem seja repleto de saúde, sucesso e amor!

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.