Isabel II pede à Commonwealth que eleja o príncipe Carlos como seu sucessor

UK Ministry of Defence / Flickr

A Rainha Isabel II

A rainha Isabel II pediu aos líderes da Commonwealth que elejam o seu filho Carlos, herdeiro do trono britânico, como chefe.

Esta quinta-feira, a Rainha Isabel II pediu aos chefes de Estado de Commonwealth, reunidos em Londres numa cimeira bianual, que elejam o príncipe Carlos como seu sucessor na liderança daquela organização.

O príncipe Carlos é o primeiro na linha de sucessão ao trono, mas este lugar não é hereditário nem passa automaticamente para Carlos quando a mãe morrer ou, neste caso, abdicar.

Num discurso proferido no Palácio de Buckingham diante de 46 líderes dos 53 países que integram a Commonwealth, a monarca disse esperar que a instituição continue a proporcionar “estabilidade” às gerações futuras e que isso é um dos seus mais “sinceros desejos”.

A Commonwealth congrega Estados e territórios que integraram no passado o império colonial britânico. Moçambique, que apesar de fazer parte da CPLP aderiu à organização em 1995, é uma das exceções a esse critério de adesão.

Segundo o jornal Público, Rainha pediu aos líderes da Commonwealth reunidos na cimeira que escolham o filho mais velho, Charles, para seu sucessor: “dar-me-á muito prazer“, disse Isabel II, “que um dia”, seja ele o líder da organização.

Desejo que decidam um dia que o príncipe de Gales possa continuar a desempenhar o importante trabalho que o meu pai começou em 1949″, declarou Isabel II, de 91 anos, que lidera a Commonwealth desde que subiu ao trono, no ano de 1952.

A decisão de quem deve ocupar o cago será da responsabilidade dos 53 países que integram esta organização. Segundo informou o Governo britânico, os líderes vão decidir já nesta sexta-feira quem será o sucessor.

O príncipe Carlos, que marcou presença na cimeira, declarou que espera que esta “não só revitalize os laços” entre os países, mas que dê “uma relevância renovada para todos os cidadãos”.

A cimeira deste ano é dedicada aos temas da conservação dos oceanos, da cibersegurança e do comércio dentro da comunidade, que assume um papel de importância crescente para o Reino Unido, país em processo de separação da União Europeia.

A organização representa 2,4 mil milhões de pessoas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …