/

Comissões da banca não travaram crescimento do MBWay

1

As operações através da plataforma MBWay aumentaram cerca de 35% entre o final de 2018 e agosto de 2019, um aumento total que diz respeito tanto às operações de pagamento, como também nas transferências entre contas bancárias.

Segundo dados facultados ao Observador por fonte oficial da SIBS, a gestora da rede Multibanco que criou o MBWay, as comissões da banca parecem não estar a ter um impacto significativo, embora o crescimento da base de utilizadores possa ajudar a mitigar esse impacto.

De acordo com os dados, as operações usando a plataforma MBWay aumentaram cerca de 35% entre o final de 2018 e agosto de 2019, um aumento que diz respeito às operações de pagamento (uso da app para pagar em lojas, por exemplo) e às transferências entre contas bancárias.

No entanto, a SIBS não esclarece se o que está a suportar o crescimento das transferências MBWay é a utilização da própria aplicação criada pela SIBS ou as aplicações dos vários bancos que incorporaram nas próprias aplicações móveis a plataforma MBWay.

Normalmente, os bancos cobram uma comissão menor quando é utilizada a aplicação do próprio banco, ainda que utilizadores jovens e aqueles que têm contas-pacote não paguem qualquer comissão, quer usem a app do banco ou a app da SIBS.

Apesar disso, a base de utilizadores do MBWay continua a crescer, atingindo nesta altura os 1,8 milhões de utilizadores que fazem, em média, mais de cinco milhões de transações por mês, adianta fonte da SIBS ao diário.

“O serviço tem consolidado os níveis de crescimento, rondando crescimentos que rondam 13% ao mês”, indica ainda, acrescentando que, em comparação com o período homólogo, a utilização do MBWay tem registado “crescimentos mensais em torno dos 10%”.

Esta segunda-feira, em entrevista ao Jornal de Negócios, a presidente da SIBS, Madalena Cascais Tomé, disse que, “hoje em dia, temos mais de 70% da rede de terminais de multibanco habilitada para poder usar MBWay e, portanto, cada vez mais o serviço vai ser a substituição do verde, código, verde que tínhamos nos terminais”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.