Comissão da TAP vai terminar. E não, Galamba não vai sair

5

José Coelho / LUSA

António Costa cumprimenta João Galamba durante o 10 de Junho

António Costa quer manter-se fiel ao que disse. Remodelação só avança já se surgir uma “bomba” nesta semana, no Parlamento.

João Galamba viu-se em maus lençóis, sobretudo depois de ter sido acusado de esconder informações importantes sobre a TAP e na sequência do “caso Frederico Pinheiro”.

O ministro das Infraestruturas pediu a demissão no início de Maio mas, no mesmo dia, António Costa segurou-o no cargo.

“Trata-se de um gesto nobre que eu respeito, mas que em consciência não posso aceitar”, explicou o primeiro-ministro, que não viu qualquer falha em Galamba: nem na ocultação de informação, nem no caso do computador, nem na chamada do SIS.

E, assegurou, João Galamba é um ministro “que deu provas” e que merece a sua confiança.

Comissão não altera decisão

Entretanto, já houve diversas audições da comissão parlamentar de inquérito à TAP. Uma delas com Galamba, outra com Frederico Pinheiro, outra com Mendonça Mendes.

E, ao longo destas quatro semanas, acumularam-se as dúvidas e as críticas à volta do ministro.

As últimas audições da comissão parlamentar de inquérito à TAP são nesta semana: na quarta-feira será a vez de Hugo Mendes, antigo secretário de Estado das Infraestruturas; na quinta-feira Pedro Nuno Santos, antecessor de Galamba, vai falar com os deputados; o programa fecha na sexta-feira, com a presença de Fernando Medina, ministro das Finanças.

A votação final do relatório final da comissão parlamentar de inquérito está marcada para o dia 13 de Julho.

Mesmo depois da pressão e de todas as revelações e contradições – e a não ser que surja uma “bomba” nas três audições que faltam – João Galamba não vai sair do Governo.

O jornal Público salienta que o primeiro-ministo António Costa quer manter-se fiel, manter a coerência, em relação ao que já disse (defender o ministro publicamente).

O próprio Galamba já disse há um mês que tem “imensas condições para continuar” e, no sábado passado, depois das celebrações do 10 de Junho (onde foi assobiado), repetiu que tem “muito trabalho para fazer”.

João Galamba continuará a ser ministro das Infraestruturas. Só sairá se aparecer alguma declaração “fatal” nesta semana, ou se o relatório final de Julho não lhe der margem de manobra; António Costa tinha dito que ia tirar “consequências políticas” depois desta comissão.

Remodelação no Governo?

Só vai acontecer mais tarde, com a primeira “janela” a aparecer perto do final do ano: ou em Novembro, depois da aprovação do Orçamento de Estado; ou em Março, na altura do congresso do PS; ou só depois das eleições europeias em Junho de 2024.

António Costa, acrescenta o mesmo jornal, não gosta de fazer remodelações no Governo. Porque cada ministro novo teria “custos de aprendizagem”.

Em Maio, Costa teria dito a Galamba que não tinha condições políticas para manter o ministro no cargo – Galamba demitiu-se depois desse telefonema. Mas, no mesmo dia, o primeiro-ministro, dividido, pensou melhor e decidiu manter João Galamba no Governo.

ZAP //

5 Comments

  1. Porque é que só se fala no Galamba e nunca mais ouvi falar do gatuno que roubou o computador
    Pensei que o que interessava era prender os gatunos e não quem está a defender o que e de todos nós

    • Tu é que pareces um gatuno. Há algum gatuno? O computador não era o computador de trabalho do adjunto? Essa de lhe chamar gatuno tem muito que se lhe diga. Toda a gente percebe porque foi empregada esta palavra. É a treta política a funcionar e de forma descarada.

      • Calma, ele é só um papagaio (mais um).
        Não vale a pena, Que haja um gajo que se declara de raça suina voluntariamente e que chama ao outro ladrão 6 vezes em menos de 5 minutos sem provas (ainda) dadas, mostra que este coletivo é só animais.
        Não vale a pena.

      • Pois era do trabalho Não de casa Por isso devia estar no Ministério e não na casa dele
        Porque teve tanta pressa em ir buscá-lo ao local de trabalho, quando estava despedido e levá-lo
        para casa. Só pode ter sido para fazer cópias e alterações ao que lá estava.
        Espero que isto também seja investigado

  2. Sabem porque não se fala do gatuno……Porque é do do BE amigo da Ana Drago, Mortáguas , Catarina etc.
    Se fosse do PS queria ver se não estavam também a bradar pela sua demissão e possivel prisão .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.