/

Comissão Europeia quer ouvir Centeno “muito rapidamente”

2

European Parliament / Flickr

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

A Comissão Europeia vai entrar em contacto “muito rapidamente” com o novo ministro das Finanças, Mário Centeno, para conhecer as “intenções” do novo Governo português.

Questionado sobre se a Comissão Europeia está preocupada por o novo Governo socialista que toma hoje posse – com o apoio de Bloco de Esquerda e PCP – ter anunciado uma inversão nas políticas de austeridade, o comissário europeu dos Assuntos Económicos Pierre Moscovici disse que a Comissão não tem “qualquer razão para ter suspeitas a priori” de que Portugal não cumprirá os seus compromissos, do mesmo modo que “também não há qualquer razão de passar antecipadamente um cheque em branco”.

Moscovici, que falava esta quinta-feira na conferência de imprensa de apresentação do lançamento de um novo ciclo do “semestre europeu” de coordenação das políticas económicas e orçamentais na União Europeia, lembrou que “o primeiro-ministro António Costa já confirmou” que Portugal vai honrar os seus compromissos europeus, e apontou que a Comissão quer saber muito em breve de que modo o pretende fazer.

“Vamos entrar em contacto com o novo ministro das Finanças muito rapidamente, para saber quais são as suas intenções e as intenções do Governo relativamente ao respeito dos compromissos europeus de Portugal, que o primeiro-ministro António Costa confirmou (que pretende respeitar). Vamos ver em que condições” o pretende fazer, declarou o comissário.

/Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.