/

Comissão Europeia exigiu plano B logo no Carnaval

7

World Economic Forum / Flickr

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

Portugal foi avisado que precisaria de um plano B já desde o Eurogrupo de fevereiro, tendo até ao fim de abril para apresentar medidas adicionais no valor de cerca de 700 milhões de euros.

“Portugal vai ter de apresentar novas medidas, isso ficou claro, preto no branco, no Eurogrupo de fevereiro”, afirmou uma fonte comunitária ao Diário Económico.

“O Governo escolheu comunicar da forma que escolheu, mas a Comissão Europeia e o Eurogrupo deixaram sempre muito claro que não era uma questão de se, foi sempre uma questão de quando“, acrescenta.

A questão das medidas adicionais colocou-se primeiro na terça-feira de Carnaval, a 9 de fevereiro, na reunião do Eurogroup Working Group onde os braços-direitos dos ministros das Finanças do euro preparam a reunião do Eurogrupo (que aconteceria dois dias depois).

De acordo com o Observador, esta exigência de um plano B orçamental de Portugal foi feita por insistência da Alemanha, com o apoio de Holanda e da Áustria, numa altura em que as preocupações em relação a Portugal já tinham sido suscitadas.

O Diário Económico explica que Portugal precisa agora de apresentar até final de abril medidas adicionais no valor de cerca de 700 milhões de euros, para que o Orçamento não seja chumbado na avaliação final, em Maio.

As medidas adicionais sempre foram assumidas como obrigatórias do lado dos parceiros europeus, que colocam em Lisboa o ónus da confusão que se instalou após o Eurogrupo desta segunda-feira, quando o comissário para a Economia, Pierre Moscovici, explicou que Lisboa terá mesmo de apresentar medidas.

Fonte próxima do Eurogrupo explicou que Moscovici “limitou-se a dizer o que já estava no comunicado anterior. Está a criar-se uma situação sobre uma coisa que nem foi tema na reunião de segunda-feira”.

“As medidas que foram negociadas em fevereiro serviram para evitar a bomba atómica, que era a Comissão ter enviado logo para trás o documento”, explica outra fonte ligada às negociações, “mas deixou-se claro que o Orçamento está em risco de incumprimento e esse risco só é evitado com mais medidas”.

ZAP

7 Comments

  1. Insistência da Alemanha?!…
    Esse grande monte de estrume nazi deve pensar que está a falar para os judeus em 1940…
    Os alemães de segunda (austríacos), também tinham que ir logo atrás do “dono”!…
    E a França, e a Itália, e a Espanha, etc?
    Não dizem nada?
    Enfim… a Europa com estes lideres fracos e covardes nas mãos da escumalha que já provocou duas guerras mundiais vai longe…

  2. Só temos de agradecer que alguém olha por nós, não fosse a Europa e outras instituições internacionais, já tínhamos falido 3 vezes. Tem de haver alguém que põe juízo na cabeça dos doidos. dar tudo e mais alguma coisa, dar o que temos e não temos para ganhar eleições não é maneira de governar. Esse tipo de irresponsabilidade deveria dar cadeia. Imaginem um doido com poder de dar dinheiro e de se empenhar, assim são os nossos políticos e nós pagamos. Os nossos filhos pagarão os actos desses doidos. Os que ainda não nasceram já terão a vida estragada por esta cambada que nos governa.

    • Calma que nem todos são palermas como tu, para terem que ser os outros a olhar por ti!!!
      Com pais tão inteligente e informados como tu, é natural que os teus filhos tenham que pagar pela tua ignorância!!
      E quantas vezes faliu a Alemanha?
      Quem pagou (e continua a pagar a conta da sua destruição da Europa)?!
      Pois!..
      Não acordes, que vais longe!

  3. Quem esperava que Costa fosse o salvador na Nação? Faz parte da governação socialista…. dar muito…. pior é que não tem para dar…. e o melhor ainda está para vir….

  4. Nos dias de hoje a maioria das pessoas não têm “consciência de classe”; seguem, como o burro atrás da cenoura com a esperança, quase sempre vã, de virem também um dia a serem ricos e famosos e não se apercebem que na realidade são os “novos proletários” do sec XX, XXI, só que usam fato e gravata em vêz de fato de macaco.
    Por isso contestam soluções governativas que tentam melhorar o seu nivel de vida e aderem a ideias que apenas favorecem as classes mais altas e uma certa forma de Darwinismo social que trucida e destrói tudo o que de melhor há no Homem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.