Comissão de inquérito ao Novo Banco suspensa. Conclusões não chegam antes da nova transferência

Manuel de Almeida / Lusa

Fernando Negrão preside a comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco

A comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco voltou a ser suspensa durante 15 dias, sendo que só vai recomeçar em março. Isto significa que as conclusões tiradas no final da comissão em maio já não irão decidir se entra ou não mais dinheiro do Fundo de Resolução no Novo Banco.

Com o confinamento geral no país, a comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, que começou em dezembro, esteve suspensa, pela primeira vez, de 15 a 29 de janeiro, e depois entre 3 a 17 de fevereiro. Agora, voltou a ser suspensa mais 15 dias, devendo recomeçar em março.

“Ficou acordada nova suspensão por 15 dias”, disse Fernando Negrão, o deputado social-democrata que preside à comissão de inquérito ao Novo Banco, em declarações ao semanário Expresso. “Sugeri que entretanto farei diligências para sensibilizar as pessoas a ouvir para a importância de isso acontecer de forma presencial. Se resultar, o que acredito que sim, esta poderá ser a última suspensão”.

“Já tínhamos decidido que não faria sentido fazer audições por videoconferência. Temos a esperança de que as restrições atuais sejam entretanto aliviadas por forma a fazer as audições presencialmente”, disse um dos deputados que integra a comissão de inquérito ao Novo Banco, em declarações ao ECO.

Sem as suspensões, previa-se que a comissão terminasse na segunda metade de abril. Agora, esse prazo foi empurrado para o final de maio, o que significa que as conclusões tiradas dos trabalhos já não poderão decidir se entra ou não mais dinheiro no Fundo de Resolução para o Novo Banco.

O Novo Banco é capitalizado pelo Fundo de Resolução pelas perdas verificadas no valor de um conjunto pré-determinado de ativos e pelo seu impacto nos rácios de capital. É no início de maio que essa transferência é feita.

Até ao fim dos trabalhos há dezenas de audições a realizar de um leque de mais de 100 nomes apontados. De entre os pedidos de audição estão o ministro das Finanças, João Leão, os ex-ministros Mário Centeno e Maria Luís Albuquerque, os ex-governadores Vítor Constâncio e Carlos Costa, a comissária europeia Elisa Ferreira, o dirigente benfiquista Luís Filipe Vieira ou o hacker Rui Pinto.

Por agora estão a chegar à comissão de inquérito os documentos solicitados que servem para os deputados se preparem para as audições. Essa documentação está escondida do público em geral.

Os deputados também esperam receber a auditoria pedida ao Tribunal de Contas, que está a avaliar se houve irregularidades na gestão do banco nas operações de vendas de ativos que causaram perdas à instituição e obrigaram a injeções pelo Fundo de Resolução. Porém, o Tribunal de Contas nunca se comprometeu com qualquer prazo.

Desde 2017 que este veículo, que devia ser financiado pela banca mas que só cumpre as suas responsabilidades com a ajuda do Estado, colocou três mil milhões de euros no Novo Banco, podendo ainda entregar outros 900 milhões devido ao acordo fechado aquando da venda aos americanos da Lone Star. Deste montante, 2,1 mil milhões foram emprestados pelos contribuintes, tendo de ser devolvidos até 2046.

Além deste trabalho parlamentar, a Deloitte está a realizar uma auditoria, cujas conclusões deverão chegar em março. O relatório vai ficar sob confidencialidade, mas está a ser preparada uma versão não confidencial do documento.

 

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O roubo continua!
    Se tivesse acabado o bes e nunca existido novo banco, o prejuízo já era bem menor do que o que já se injetou no novo banco do bolso dos portugueses!

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …