Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

Saul Loeb / AFP

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas.

A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor Greene na quarta-feira, que gritou “Ei, Alexandria” duas vezes para chamar a sua atenção, de acordo com o The Washington Post.

Greene alcançou Ocasio-Cortez e começou a gritar com ela e a perguntar-lhe por que apoia a Antifa, um grupo ativista de extrema-esquerda, e o Black Lives Matter, rotulando-os falsamente de grupos “terroristas”.

Greene disse ainda que Ocasio-Cortez que estava a falhar em defender as suas crenças “socialistas radicais” ao recusar-se a debater com ela publicamente.

Ocasio-Cortez não parou para responder a Greene, virando-se  apenas uma vez e atirando as mãos para o ar.

“Ela é cobarde. Não quer debater”, disse Greene depois de Ocasio-Cortez a ter ignorado.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, confirmou que o incidente aconteceu durante a sua conferência de imprensa semanal e sugeriu que poderia ser um assunto a ser investigado pelo Comité de Ética da Câmara.

“Foi relatado ao nosso escritório o que aconteceu ontem com a saída dos membros do plenário, a agressão verbal e o abuso de nossa colega, a deputada AOC [Alexandria Ocasio-Cortez]”, disse.

Questionada sobre o incidente, Ocasio-Cortez disse que, no seu emprego anterior como bartender, costumava expulsar pessoas como Greene dos bares “a toda a hora”. “Para mim, isso não tem a ver com o que sinto”, disse Ocasio-Cortez. “Recuso-se a permitir que mulheres jovens, pessoas de cor, pessoas que estão a defender o que acreditam, vejam este tipo de tentativa de intimidação por parte de uma pessoa que apoia os supremacistas brancos na capital da nossa nação.”

Quando questionada se se sentiu intimidada, Ocasio-Cortez disse: “Ela certamente estava a perseguir-me”.

A equipa de Ocasio-Cortez pediu um reforço da segurança no Congresso dos Estados Unidos.

Já Greene negou ter gritado com Ocasio-Cortez. Questionada sobre a perspetiva de Ocasio-Cortez apresentar uma reclamação de ética, Greene disse: “Não, ela não precisa de arquivar violações de ética ou o que quer que esteja a fazer. Isso é reagir como uma criança. Os adultos podem debater a política.”

Esta não é a primeira vez que Greene, uma caloira republicana da Geórgia que foi destituída das suas atribuições no comité por causa de declarações incendiárias e violentas no passado, teve problemas com os seus colegas democratas na Câmara.

A deputada democrata Cori Bush, do Missouri, mudou de escritório após uma discussão acalorada em janeiro, quando Bush confrontou Greene por não usar máscara num corredor do Capitólio.

Greene também enfrentou reações adversas quando publicou uma placa anti-transgénero fora do seu escritório, do outro lado do corredor de Marie Newman, cuja filha é transgénero.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Rotulando-os (BLM e Antifa) falsamente de grupos terroristas”. Os media tinham de incluir “falsamente”. Leiam num qualquer dicionário a definição de “terrorismo” e “terrorista”, comparem com as ações destes grupos, e depois vejam se não corresponde perfeitamente. É muito óbvio que são grupos terroristas, apesar do nome pomposo. É o mesmo que chamar o Estado Islâmico de “Estado da Justiça e Paz”. “Falsamente” é o dogma e teor destas notícias de agenda claramente política. Ganhem dignidade e coragem de relatar os factos e deixem de tentar enganar o povo, que por enquanto ainda tem olhos na cara.

RESPONDER

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …