Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

World Trade Organization / Flickr

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão.

Segundo noticiou o Observador, na melhor das hipóteses, o comércio internacional encolherá 13%, mas essa redução chegar aos 32%, como ocorreu entre 1929 e 1932. É um abrandamento maior que o verificado na crise de 2008, apontou a entidade.

Para Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, estes números são “feios”, mas “não há volta a dar”. O responsável destacou que o comércio internacional já estava a abranda antes do surgimento da pandemia.

Na sua opinião, “uma recuperação rápida e vigorosa é possível”, mas as “decisões tomadas agora determinarão o futuro das perspetivas de recuperação e crescimento global”, sendo necessário que os países “comecem a planear as consequências” económicas da pandemia.

A organização pediu uma maior coesão diplomática numa resposta à crise económica. “Precisamos de lançar as bases para uma recuperação forte, sustentada e socialmente inclusiva. O comércio será um ingrediente importante aqui, juntamente com a política fiscal e monetária”, considerou Roberto Azevêdo.

“Manter os mercados abertos e previsíveis, além de promover um ambiente de negócios mais favorável em geral, será fundamental para estimular o investimento renovado que precisaremos. E se os países trabalharem juntos, veremos uma recuperação muito mais rápida do que se cada país agir sozinho”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.