Comerciantes dispensados de dar faturas em papel em janeiro

Comerciantes que tenham programa informático certificado e transmitam faturas em tempo real ao Fisco vão ser dispensados de dar fatura em papel aos clientes a partir de janeiro.

Não estranhe se, em 2019, deixar de receber faturas nas lojas, nas farmácias ou nos restaurantes. O Governo vai dispensar os comerciantes e os prestadores de serviços da emissão de fatura em papel, avança o JN na edição desta terça-feira. Esta é uma medida do Simplex+2018, anunciada em junho, mas que será agora regulamentada pelo Ministério das Finanças.

A aquisição de um bem ou de um serviço terminará sem a habitual entrega de talão, mas o registo não desaparece. Segue diretamente para o Portal das Finanças, onde o contribuinte poderá consultá-lo.

Para que as empresas fiquem dispensadas da emissão da fatura em papel terão de ter um programa informático certificado, garantir a transmissão das faturas em tempo real para a Autoridade Tributária e inserir o número de contribuinte na fatura.

O cliente apenas receberá a fatura se a solicitar expressamente. Nesse caso, pode obtê-la em papel ou por via eletrónica –  por exemplo, por e-mail.

O decreto-lei que regulamenta esta medida prevista também define que a partir de janeiro de 2020 todas as faturas e “demais documentos fiscalmente relevantes” passam a ter dois novos elementos: um código de barras bidimensional – ou QR Code – e um código único de documento.

A nova medida levantou dúvidas à Comissão de Proteção de Dados que deu parecer negativo porque o Fisco passa a ter acesso a uma informação detalhada das compras.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Lembrem-se que até agora o contribuinte podia inserir a fatura no site e depois as finanças faziam o seu trabalho.
    Sem fatura papel como é que o contribuinte vai verificar/inserir?

    Ainda agora uma grande parte dos estabelecimentos, nomeadamente restauração, cabeleireiros, etc… não dá fatura… e muitos nem sequer se dão ao trabalho de registar…

  2. A questão que coloco é: Quantos se vão aproveitar disto para não passar factura, justificando que tem um programa certificado.
    Como o podemos comprovar??
    Realmente já estou cansada de tanto papel na carteira, a medida é óptima, mas o Português consegue sempre uma habilidade para tirar proveito da situação, infelizmente!!!

  3. Este tipo de medidas é uma das maiores perdas de privacidade que já se viu.
    Todos os políticos falam mal da ditadura do Salazar, mas todos gostariam de implementar uma ditadura ainda mais controladora, e este tipo de medias é apenas o começo…

  4. Eu gostava de saber como é que os clientes vão adivinhar quais são os “comerciantes que tenham programa informático certificado e transmitam faturas em tempo real ao Fisco” pois muitos comerciantes menos escrupulosos vão aproveitar isso como desculpa para não facturar e nas barbas dos clientes.

  5. O objectivo será identificar todas as compras / vendas, acaba a factura simplificada sem numero de contribuinte, o o Geral 999999990. O que terá de ser feito obrigatoriamente, é a disponibilização do numero de contribuinte PELO CLIENTE. Big Brother no seu melhor (pior……:-/

  6. Muitos que se baldam agora ficam descansados pois têm o apoio do governo. Pode-se receber por mail? Deve haver negócios de vendas de e-mails para publicidade ai pelo meio. é uma manobra para acabar com os benefícios fiscais no e-fatura pois nas árvores não devem de de estar interessados pois prevenção dos fogos afinal continua a não ser feita os incendiários são soltos não há uma investigação rigorosa aos incêndios pois nas tv houve quem denunciasse a queda de objectos a arder em cima de pinheiros e mato e sobre isso nunca mais ouvi falar a não ser na reportagem televisiva.
    E os que nunca passam fatura Brisa Lusoponte etc? deve ser para proteger estes grandes, já lhes perdoam dividas monstruosas, futuramente EDP’s Galp’s e por ai fora. Bem vamos ver o futebol que isso é que é a alegria do tuga.
    Ah e não se preocupem com o que o fisco sabe de vocês e protecção de dados e etc que isso é tudo tretas só não sabem tudo da gente se não quiserem, a PIDE nos tempos de agora era considerada um menino.
    Quando forem votar não votem nos mesmos, votem nos outros que também foram os mesmos, eu faço um desenho: PS(D)

  7. Apenas um pequeno problema:
    No Continente, Pingo Doce etc o hábito de verificar no momento o talão de compras permite-nos detetar erros nos preços e nos produtos sempre em prejuízo do cliente. Caso das promoções, preços que não correspondem ao afixado, produtos trocados, etc.
    Também estou farto de papel, mas a carteira é minha e a internet móvel sou eu que a pago.

  8. Os fabricantes de papel não fiquem tristes; Afinal quem vai gastar o papel são os consumidores finais, pois teremos que imprimir as facturas para enviarmos para a contabilidade. Mas…se o vendedor for aldrabão (como um bom português que se preza), não emitir a factura e não a enviar por email, vai gerar uma grande confusão e mais despesa para o consumidor, que deverá insistir na sua emissão.

RESPONDER

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …