Comerciantes dispensados de dar faturas em papel em janeiro

Comerciantes que tenham programa informático certificado e transmitam faturas em tempo real ao Fisco vão ser dispensados de dar fatura em papel aos clientes a partir de janeiro.

Não estranhe se, em 2019, deixar de receber faturas nas lojas, nas farmácias ou nos restaurantes. O Governo vai dispensar os comerciantes e os prestadores de serviços da emissão de fatura em papel, avança o JN na edição desta terça-feira. Esta é uma medida do Simplex+2018, anunciada em junho, mas que será agora regulamentada pelo Ministério das Finanças.

A aquisição de um bem ou de um serviço terminará sem a habitual entrega de talão, mas o registo não desaparece. Segue diretamente para o Portal das Finanças, onde o contribuinte poderá consultá-lo.

Para que as empresas fiquem dispensadas da emissão da fatura em papel terão de ter um programa informático certificado, garantir a transmissão das faturas em tempo real para a Autoridade Tributária e inserir o número de contribuinte na fatura.

O cliente apenas receberá a fatura se a solicitar expressamente. Nesse caso, pode obtê-la em papel ou por via eletrónica –  por exemplo, por e-mail.

O decreto-lei que regulamenta esta medida prevista também define que a partir de janeiro de 2020 todas as faturas e “demais documentos fiscalmente relevantes” passam a ter dois novos elementos: um código de barras bidimensional – ou QR Code – e um código único de documento.

A nova medida levantou dúvidas à Comissão de Proteção de Dados que deu parecer negativo porque o Fisco passa a ter acesso a uma informação detalhada das compras.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Lembrem-se que até agora o contribuinte podia inserir a fatura no site e depois as finanças faziam o seu trabalho.
    Sem fatura papel como é que o contribuinte vai verificar/inserir?

    Ainda agora uma grande parte dos estabelecimentos, nomeadamente restauração, cabeleireiros, etc… não dá fatura… e muitos nem sequer se dão ao trabalho de registar…

  2. A questão que coloco é: Quantos se vão aproveitar disto para não passar factura, justificando que tem um programa certificado.
    Como o podemos comprovar??
    Realmente já estou cansada de tanto papel na carteira, a medida é óptima, mas o Português consegue sempre uma habilidade para tirar proveito da situação, infelizmente!!!

  3. Este tipo de medidas é uma das maiores perdas de privacidade que já se viu.
    Todos os políticos falam mal da ditadura do Salazar, mas todos gostariam de implementar uma ditadura ainda mais controladora, e este tipo de medias é apenas o começo…

  4. Eu gostava de saber como é que os clientes vão adivinhar quais são os “comerciantes que tenham programa informático certificado e transmitam faturas em tempo real ao Fisco” pois muitos comerciantes menos escrupulosos vão aproveitar isso como desculpa para não facturar e nas barbas dos clientes.

  5. O objectivo será identificar todas as compras / vendas, acaba a factura simplificada sem numero de contribuinte, o o Geral 999999990. O que terá de ser feito obrigatoriamente, é a disponibilização do numero de contribuinte PELO CLIENTE. Big Brother no seu melhor (pior……:-/

  6. Muitos que se baldam agora ficam descansados pois têm o apoio do governo. Pode-se receber por mail? Deve haver negócios de vendas de e-mails para publicidade ai pelo meio. é uma manobra para acabar com os benefícios fiscais no e-fatura pois nas árvores não devem de de estar interessados pois prevenção dos fogos afinal continua a não ser feita os incendiários são soltos não há uma investigação rigorosa aos incêndios pois nas tv houve quem denunciasse a queda de objectos a arder em cima de pinheiros e mato e sobre isso nunca mais ouvi falar a não ser na reportagem televisiva.
    E os que nunca passam fatura Brisa Lusoponte etc? deve ser para proteger estes grandes, já lhes perdoam dividas monstruosas, futuramente EDP’s Galp’s e por ai fora. Bem vamos ver o futebol que isso é que é a alegria do tuga.
    Ah e não se preocupem com o que o fisco sabe de vocês e protecção de dados e etc que isso é tudo tretas só não sabem tudo da gente se não quiserem, a PIDE nos tempos de agora era considerada um menino.
    Quando forem votar não votem nos mesmos, votem nos outros que também foram os mesmos, eu faço um desenho: PS(D)

  7. Apenas um pequeno problema:
    No Continente, Pingo Doce etc o hábito de verificar no momento o talão de compras permite-nos detetar erros nos preços e nos produtos sempre em prejuízo do cliente. Caso das promoções, preços que não correspondem ao afixado, produtos trocados, etc.
    Também estou farto de papel, mas a carteira é minha e a internet móvel sou eu que a pago.

  8. Os fabricantes de papel não fiquem tristes; Afinal quem vai gastar o papel são os consumidores finais, pois teremos que imprimir as facturas para enviarmos para a contabilidade. Mas…se o vendedor for aldrabão (como um bom português que se preza), não emitir a factura e não a enviar por email, vai gerar uma grande confusão e mais despesa para o consumidor, que deverá insistir na sua emissão.

RESPONDER

Erupção do super-vulcão de Nápoles pode criar um tsunami com 30 metros de altura

Uma erupção subaquática do super-vulcão de Nápoles, Campi Flegrei, pode produzir um tsunami de 30 metros de altura que poderia ter um impacto muito severo nas áreas costeiras populosas como Pozzuoli e Sorrento. Ao modelar as …

Descoberta a bebida que pode proteger os músculos dos astronautas em Marte (e tem álcool)

Com a tecnologia atual, Marte fica a nove meses da Terra. Mas a verdadeira questão é: quando os astronautas chegarem ao Planeta Vermelho, terão força para continuar? Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, …

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …