Comer sushi aumenta a longevidade

A dieta japonesa, notavelmente o sushi, é a ideal para evitar os males do envelhecimento e manter uma boa saúde. É uma nutricionista espanhola quem o sublinha, destacando o elevado consumo de ácidos ómega 3 e de antioxidantes que a gastronomia inspirada no Japão proporciona.

“Comprovou-se que os habitantes de Ogimi vivem mais e atribui-se isso à sua dieta”, destaca a nutricionista Paula Rosso, do Centro Médico Lajo Plaza, citada pelo jornal El País, referindo-se à cidade no arquipélago japonês de Okinawa. “De facto, quando se mudam para outras cidades e modificam os seus hábitos alimentares, diminui essa longevidade”, refere.

“Com o seu generoso consumo de salmão e atum conseguem um importante consumo de ácidos gordos ómega 3”, destaca ainda esta profissional de saúde, evidenciando que estes componentes são essenciais para manter a boa saúde física, nomeadamente dos cabelos, das unhas e da pele, mas também para garantir um bom funcionamento do cérebro, do sistema circulatório e do sistema nervoso.

A gastronomia japonesa é pobre em gorduras saturadas e em açúcares, detalhes que contribuem também para os efeitos benéficos que uma alimentação deste tipo proporciona.

“Esta dieta exclui quase totalmente a carne e os produtos lácteos e dá preferência a frutas e verduras, mais uma mistura de algas e de ervas. As algas são muito baixas em calorias e muito ricas em potássio, cálcio, ferro e iodo”, frisa também no El País Paula Rosso.

Assim, é um tipo de comida que faz bem à pele e afasta as rugas. E, se com pauzinhos, vai também estar a contribuir para comer mais devagar e em menor quantidade, logo terá digestões facilitadas e poucos quilos a mais com que se preocupar.

Todavia, o El País alerta que é importante não exagerar no consumo de sushi, citando um estudo revelou que os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm. Pelo que, abusar do sushi também não convém.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm.” – Convém frisar que isto aplica-se no caso de se comer o peixe crú. Nos sushis fritos não há que temer.

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …