/

Comer sushi aumenta a longevidade

1

A dieta japonesa, notavelmente o sushi, é a ideal para evitar os males do envelhecimento e manter uma boa saúde. É uma nutricionista espanhola quem o sublinha, destacando o elevado consumo de ácidos ómega 3 e de antioxidantes que a gastronomia inspirada no Japão proporciona.

“Comprovou-se que os habitantes de Ogimi vivem mais e atribui-se isso à sua dieta”, destaca a nutricionista Paula Rosso, do Centro Médico Lajo Plaza, citada pelo jornal El País, referindo-se à cidade no arquipélago japonês de Okinawa. “De facto, quando se mudam para outras cidades e modificam os seus hábitos alimentares, diminui essa longevidade”, refere.

“Com o seu generoso consumo de salmão e atum conseguem um importante consumo de ácidos gordos ómega 3”, destaca ainda esta profissional de saúde, evidenciando que estes componentes são essenciais para manter a boa saúde física, nomeadamente dos cabelos, das unhas e da pele, mas também para garantir um bom funcionamento do cérebro, do sistema circulatório e do sistema nervoso.

A gastronomia japonesa é pobre em gorduras saturadas e em açúcares, detalhes que contribuem também para os efeitos benéficos que uma alimentação deste tipo proporciona.

“Esta dieta exclui quase totalmente a carne e os produtos lácteos e dá preferência a frutas e verduras, mais uma mistura de algas e de ervas. As algas são muito baixas em calorias e muito ricas em potássio, cálcio, ferro e iodo”, frisa também no El País Paula Rosso.

Assim, é um tipo de comida que faz bem à pele e afasta as rugas. E, se com pauzinhos, vai também estar a contribuir para comer mais devagar e em menor quantidade, logo terá digestões facilitadas e poucos quilos a mais com que se preocupar.

Todavia, o El País alerta que é importante não exagerar no consumo de sushi, citando um estudo revelou que os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm. Pelo que, abusar do sushi também não convém.

SV, ZAP

1 Comment

  1. “os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm.” – Convém frisar que isto aplica-se no caso de se comer o peixe crú. Nos sushis fritos não há que temer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.