Comer sushi aumenta a longevidade

A dieta japonesa, notavelmente o sushi, é a ideal para evitar os males do envelhecimento e manter uma boa saúde. É uma nutricionista espanhola quem o sublinha, destacando o elevado consumo de ácidos ómega 3 e de antioxidantes que a gastronomia inspirada no Japão proporciona.

“Comprovou-se que os habitantes de Ogimi vivem mais e atribui-se isso à sua dieta”, destaca a nutricionista Paula Rosso, do Centro Médico Lajo Plaza, citada pelo jornal El País, referindo-se à cidade no arquipélago japonês de Okinawa. “De facto, quando se mudam para outras cidades e modificam os seus hábitos alimentares, diminui essa longevidade”, refere.

“Com o seu generoso consumo de salmão e atum conseguem um importante consumo de ácidos gordos ómega 3”, destaca ainda esta profissional de saúde, evidenciando que estes componentes são essenciais para manter a boa saúde física, nomeadamente dos cabelos, das unhas e da pele, mas também para garantir um bom funcionamento do cérebro, do sistema circulatório e do sistema nervoso.

A gastronomia japonesa é pobre em gorduras saturadas e em açúcares, detalhes que contribuem também para os efeitos benéficos que uma alimentação deste tipo proporciona.

“Esta dieta exclui quase totalmente a carne e os produtos lácteos e dá preferência a frutas e verduras, mais uma mistura de algas e de ervas. As algas são muito baixas em calorias e muito ricas em potássio, cálcio, ferro e iodo”, frisa também no El País Paula Rosso.

Assim, é um tipo de comida que faz bem à pele e afasta as rugas. E, se com pauzinhos, vai também estar a contribuir para comer mais devagar e em menor quantidade, logo terá digestões facilitadas e poucos quilos a mais com que se preocupar.

Todavia, o El País alerta que é importante não exagerar no consumo de sushi, citando um estudo revelou que os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm. Pelo que, abusar do sushi também não convém.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm.” – Convém frisar que isto aplica-se no caso de se comer o peixe crú. Nos sushis fritos não há que temer.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …