Comer sushi aumenta a longevidade

A dieta japonesa, notavelmente o sushi, é a ideal para evitar os males do envelhecimento e manter uma boa saúde. É uma nutricionista espanhola quem o sublinha, destacando o elevado consumo de ácidos ómega 3 e de antioxidantes que a gastronomia inspirada no Japão proporciona.

“Comprovou-se que os habitantes de Ogimi vivem mais e atribui-se isso à sua dieta”, destaca a nutricionista Paula Rosso, do Centro Médico Lajo Plaza, citada pelo jornal El País, referindo-se à cidade no arquipélago japonês de Okinawa. “De facto, quando se mudam para outras cidades e modificam os seus hábitos alimentares, diminui essa longevidade”, refere.

“Com o seu generoso consumo de salmão e atum conseguem um importante consumo de ácidos gordos ómega 3”, destaca ainda esta profissional de saúde, evidenciando que estes componentes são essenciais para manter a boa saúde física, nomeadamente dos cabelos, das unhas e da pele, mas também para garantir um bom funcionamento do cérebro, do sistema circulatório e do sistema nervoso.

A gastronomia japonesa é pobre em gorduras saturadas e em açúcares, detalhes que contribuem também para os efeitos benéficos que uma alimentação deste tipo proporciona.

“Esta dieta exclui quase totalmente a carne e os produtos lácteos e dá preferência a frutas e verduras, mais uma mistura de algas e de ervas. As algas são muito baixas em calorias e muito ricas em potássio, cálcio, ferro e iodo”, frisa também no El País Paula Rosso.

Assim, é um tipo de comida que faz bem à pele e afasta as rugas. E, se com pauzinhos, vai também estar a contribuir para comer mais devagar e em menor quantidade, logo terá digestões facilitadas e poucos quilos a mais com que se preocupar.

Todavia, o El País alerta que é importante não exagerar no consumo de sushi, citando um estudo revelou que os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm. Pelo que, abusar do sushi também não convém.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm.” – Convém frisar que isto aplica-se no caso de se comer o peixe crú. Nos sushis fritos não há que temer.

RESPONDER

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …