Comer sushi aumenta a longevidade

A dieta japonesa, notavelmente o sushi, é a ideal para evitar os males do envelhecimento e manter uma boa saúde. É uma nutricionista espanhola quem o sublinha, destacando o elevado consumo de ácidos ómega 3 e de antioxidantes que a gastronomia inspirada no Japão proporciona.

“Comprovou-se que os habitantes de Ogimi vivem mais e atribui-se isso à sua dieta”, destaca a nutricionista Paula Rosso, do Centro Médico Lajo Plaza, citada pelo jornal El País, referindo-se à cidade no arquipélago japonês de Okinawa. “De facto, quando se mudam para outras cidades e modificam os seus hábitos alimentares, diminui essa longevidade”, refere.

“Com o seu generoso consumo de salmão e atum conseguem um importante consumo de ácidos gordos ómega 3”, destaca ainda esta profissional de saúde, evidenciando que estes componentes são essenciais para manter a boa saúde física, nomeadamente dos cabelos, das unhas e da pele, mas também para garantir um bom funcionamento do cérebro, do sistema circulatório e do sistema nervoso.

A gastronomia japonesa é pobre em gorduras saturadas e em açúcares, detalhes que contribuem também para os efeitos benéficos que uma alimentação deste tipo proporciona.

“Esta dieta exclui quase totalmente a carne e os produtos lácteos e dá preferência a frutas e verduras, mais uma mistura de algas e de ervas. As algas são muito baixas em calorias e muito ricas em potássio, cálcio, ferro e iodo”, frisa também no El País Paula Rosso.

Assim, é um tipo de comida que faz bem à pele e afasta as rugas. E, se com pauzinhos, vai também estar a contribuir para comer mais devagar e em menor quantidade, logo terá digestões facilitadas e poucos quilos a mais com que se preocupar.

Todavia, o El País alerta que é importante não exagerar no consumo de sushi, citando um estudo revelou que os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm. Pelo que, abusar do sushi também não convém.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “os japoneses têm facilidade na ingestão deste tipo de comida por terem nos seus organismos uma enzima digestiva que os europeus não têm.” – Convém frisar que isto aplica-se no caso de se comer o peixe crú. Nos sushis fritos não há que temer.

RESPONDER

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …