Comer nozes todos os dias previne um monte de problemas

Uma enorme análise de todos os estudos recentes sobre o consumo de nozes mostra que as pessoas que comem pelo menos 20 gramas deste fruto seco todos os dias têm menos riscos de doenças cardíacas, cancro e outros problemas de saúde.

Segundo o estudo, uma mão cheia de nozes por dia – cerca de 20 gramas – diminui em 30% a probabilidade de vir a ter doenças cardíacas, em 15% o risco de cancro e o risco de morte no geral em 22%. Além disso, essa quantidade está associada à redução em 50% dos riscos de morte por doenças respiratórias e 40% menos probabilidade de desenvolver diabetes.

Esta análise foi realizada por investigadores da Imperial College London, no Reino Unido, e pela Norwegian University, na Noruega, e foi publicada na revista BMC Medicine.

Os investigadores analisaram 29 estudos publicados em todo o mundo, que envolveram 819 mil participantes, sendo que 12 mil eram casos de doenças cardíacas coronárias, nove mil de derrame e 18 mil de doenças cardiovasculares e cancro. Desses participantes, 85 mil morreram durante os estudos.

Enquanto havia variação entre as populações estudadas, como entre homens e mulheres, pessoas a viver em regiões diferentes ou voluntários com diferentes fatores de risco, os cientistas descobriram que o consumo de nozes trouxe benefícios para a maioria.

“Em estudos de nutrição, a maioria da pesquisa é feita tendo em conta a mortalidade associada a doenças de coração, derrame e cancro, mas agora começamos a ver dados sobre outras doenças”, diz Dagfinn Aune, um dos autores da pesquisa.

O estudo incluiu não só as nozes, mas também as avelãs ou amendoins que, na verdade, são um tipo de legume ou vagem.

O que torna estes frutos secos tão saudáveis é o facto de serem ricos em fibra, magnésio e gordura poli-insaturada, benéficos para diminuir doenças cardíacas e níveis de colesterol.

“Algumas nozes, como a noz comum e a noz pecan, são ricas em antioxidantes, que podem diminuir o risco de cancro. Apesar de serem ricas em gordura, também são ricas em fibra e proteína e há sinais de que podem ajudar a diminuir o risco de obesidade a longo prazo”, constata Aune.

O estudo também mostrou que consumir mais de 20 gramas de nozes por dia não aumenta os benefícios para a saúde.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro XPTO,
      Obrigado pelo seu reparo. Sabemos bem o significado de nuts e walnuts.
      (e teria sido pior se tivéssemos dito que comer malucos faz bem à saúde)
      O artigo explicita com clareza que se trata de frutos secos. No título optámos por exemplificar com “nozes” a expressão “frutos secos”, como poderíamos ter dito “tremoços” se estivéssemos a falar de leguminosas.

RESPONDER

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …