Comer nozes todos os dias previne um monte de problemas

Uma enorme análise de todos os estudos recentes sobre o consumo de nozes mostra que as pessoas que comem pelo menos 20 gramas deste fruto seco todos os dias têm menos riscos de doenças cardíacas, cancro e outros problemas de saúde.

Segundo o estudo, uma mão cheia de nozes por dia – cerca de 20 gramas – diminui em 30% a probabilidade de vir a ter doenças cardíacas, em 15% o risco de cancro e o risco de morte no geral em 22%. Além disso, essa quantidade está associada à redução em 50% dos riscos de morte por doenças respiratórias e 40% menos probabilidade de desenvolver diabetes.

Esta análise foi realizada por investigadores da Imperial College London, no Reino Unido, e pela Norwegian University, na Noruega, e foi publicada na revista BMC Medicine.

Os investigadores analisaram 29 estudos publicados em todo o mundo, que envolveram 819 mil participantes, sendo que 12 mil eram casos de doenças cardíacas coronárias, nove mil de derrame e 18 mil de doenças cardiovasculares e cancro. Desses participantes, 85 mil morreram durante os estudos.

Enquanto havia variação entre as populações estudadas, como entre homens e mulheres, pessoas a viver em regiões diferentes ou voluntários com diferentes fatores de risco, os cientistas descobriram que o consumo de nozes trouxe benefícios para a maioria.

“Em estudos de nutrição, a maioria da pesquisa é feita tendo em conta a mortalidade associada a doenças de coração, derrame e cancro, mas agora começamos a ver dados sobre outras doenças”, diz Dagfinn Aune, um dos autores da pesquisa.

O estudo incluiu não só as nozes, mas também as avelãs ou amendoins que, na verdade, são um tipo de legume ou vagem.

O que torna estes frutos secos tão saudáveis é o facto de serem ricos em fibra, magnésio e gordura poli-insaturada, benéficos para diminuir doenças cardíacas e níveis de colesterol.

“Algumas nozes, como a noz comum e a noz pecan, são ricas em antioxidantes, que podem diminuir o risco de cancro. Apesar de serem ricas em gordura, também são ricas em fibra e proteína e há sinais de que podem ajudar a diminuir o risco de obesidade a longo prazo”, constata Aune.

O estudo também mostrou que consumir mais de 20 gramas de nozes por dia não aumenta os benefícios para a saúde.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro XPTO,
      Obrigado pelo seu reparo. Sabemos bem o significado de nuts e walnuts.
      (e teria sido pior se tivéssemos dito que comer malucos faz bem à saúde)
      O artigo explicita com clareza que se trata de frutos secos. No título optámos por exemplificar com “nozes” a expressão “frutos secos”, como poderíamos ter dito “tremoços” se estivéssemos a falar de leguminosas.

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …