Comer nozes todos os dias previne um monte de problemas

Uma enorme análise de todos os estudos recentes sobre o consumo de nozes mostra que as pessoas que comem pelo menos 20 gramas deste fruto seco todos os dias têm menos riscos de doenças cardíacas, cancro e outros problemas de saúde.

Segundo o estudo, uma mão cheia de nozes por dia – cerca de 20 gramas – diminui em 30% a probabilidade de vir a ter doenças cardíacas, em 15% o risco de cancro e o risco de morte no geral em 22%. Além disso, essa quantidade está associada à redução em 50% dos riscos de morte por doenças respiratórias e 40% menos probabilidade de desenvolver diabetes.

Esta análise foi realizada por investigadores da Imperial College London, no Reino Unido, e pela Norwegian University, na Noruega, e foi publicada na revista BMC Medicine.

Os investigadores analisaram 29 estudos publicados em todo o mundo, que envolveram 819 mil participantes, sendo que 12 mil eram casos de doenças cardíacas coronárias, nove mil de derrame e 18 mil de doenças cardiovasculares e cancro. Desses participantes, 85 mil morreram durante os estudos.

Enquanto havia variação entre as populações estudadas, como entre homens e mulheres, pessoas a viver em regiões diferentes ou voluntários com diferentes fatores de risco, os cientistas descobriram que o consumo de nozes trouxe benefícios para a maioria.

“Em estudos de nutrição, a maioria da pesquisa é feita tendo em conta a mortalidade associada a doenças de coração, derrame e cancro, mas agora começamos a ver dados sobre outras doenças”, diz Dagfinn Aune, um dos autores da pesquisa.

O estudo incluiu não só as nozes, mas também as avelãs ou amendoins que, na verdade, são um tipo de legume ou vagem.

O que torna estes frutos secos tão saudáveis é o facto de serem ricos em fibra, magnésio e gordura poli-insaturada, benéficos para diminuir doenças cardíacas e níveis de colesterol.

“Algumas nozes, como a noz comum e a noz pecan, são ricas em antioxidantes, que podem diminuir o risco de cancro. Apesar de serem ricas em gordura, também são ricas em fibra e proteína e há sinais de que podem ajudar a diminuir o risco de obesidade a longo prazo”, constata Aune.

O estudo também mostrou que consumir mais de 20 gramas de nozes por dia não aumenta os benefícios para a saúde.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro XPTO,
      Obrigado pelo seu reparo. Sabemos bem o significado de nuts e walnuts.
      (e teria sido pior se tivéssemos dito que comer malucos faz bem à saúde)
      O artigo explicita com clareza que se trata de frutos secos. No título optámos por exemplificar com “nozes” a expressão “frutos secos”, como poderíamos ter dito “tremoços” se estivéssemos a falar de leguminosas.

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …