Comer nozes todos os dias previne um monte de problemas

Uma enorme análise de todos os estudos recentes sobre o consumo de nozes mostra que as pessoas que comem pelo menos 20 gramas deste fruto seco todos os dias têm menos riscos de doenças cardíacas, cancro e outros problemas de saúde.

Segundo o estudo, uma mão cheia de nozes por dia – cerca de 20 gramas – diminui em 30% a probabilidade de vir a ter doenças cardíacas, em 15% o risco de cancro e o risco de morte no geral em 22%. Além disso, essa quantidade está associada à redução em 50% dos riscos de morte por doenças respiratórias e 40% menos probabilidade de desenvolver diabetes.

Esta análise foi realizada por investigadores da Imperial College London, no Reino Unido, e pela Norwegian University, na Noruega, e foi publicada na revista BMC Medicine.

Os investigadores analisaram 29 estudos publicados em todo o mundo, que envolveram 819 mil participantes, sendo que 12 mil eram casos de doenças cardíacas coronárias, nove mil de derrame e 18 mil de doenças cardiovasculares e cancro. Desses participantes, 85 mil morreram durante os estudos.

Enquanto havia variação entre as populações estudadas, como entre homens e mulheres, pessoas a viver em regiões diferentes ou voluntários com diferentes fatores de risco, os cientistas descobriram que o consumo de nozes trouxe benefícios para a maioria.

“Em estudos de nutrição, a maioria da pesquisa é feita tendo em conta a mortalidade associada a doenças de coração, derrame e cancro, mas agora começamos a ver dados sobre outras doenças”, diz Dagfinn Aune, um dos autores da pesquisa.

O estudo incluiu não só as nozes, mas também as avelãs ou amendoins que, na verdade, são um tipo de legume ou vagem.

O que torna estes frutos secos tão saudáveis é o facto de serem ricos em fibra, magnésio e gordura poli-insaturada, benéficos para diminuir doenças cardíacas e níveis de colesterol.

“Algumas nozes, como a noz comum e a noz pecan, são ricas em antioxidantes, que podem diminuir o risco de cancro. Apesar de serem ricas em gordura, também são ricas em fibra e proteína e há sinais de que podem ajudar a diminuir o risco de obesidade a longo prazo”, constata Aune.

O estudo também mostrou que consumir mais de 20 gramas de nozes por dia não aumenta os benefícios para a saúde.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro XPTO,
      Obrigado pelo seu reparo. Sabemos bem o significado de nuts e walnuts.
      (e teria sido pior se tivéssemos dito que comer malucos faz bem à saúde)
      O artigo explicita com clareza que se trata de frutos secos. No título optámos por exemplificar com “nozes” a expressão “frutos secos”, como poderíamos ter dito “tremoços” se estivéssemos a falar de leguminosas.

RESPONDER

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …