Comer frutas e legumes dá tanta felicidade como arranjar emprego

tipstimesadmin / Flickr

-

Aumentar o consumo de frutas e vegetais não é apenas mais saudável – também torna mais feliz quem o faz.

A conclusão é de um estudo de cientistas da Universidade de Warwick, em Inglaterra, e da Universidade de Queensland, na Austrália, recentemente publicado no American Journal of Public Health.

Segundo o estudo, comer oito porções de frutas e vegetais por dia pode levar as pessoas a uma mudança de bem-estar equivalente à observada em pessoas desempregadas quando conseguem um emprego.

“Aparentemente, comer frutas e legumes aumenta a nossa felicidade muito mais rapidamente do que melhora a saúde”, diz Redzo Mujcic, investigador da Universidade de Queensland, na Austrália e co-autor do estudo.

Os cientistas analisaram a dieta e o bem-estar de 12.385 adultos para compreender os efeitos psicológicos de comer mais frutas e legumes.

Ao longo de dois anos de acompanhamento, os participantes relataram a quantidade consumida desses alimentos e informaram o seu nível de satisfação com a própria vida, numa escala de 0 a 10.

Os resultados mostraram que as pessoas que aumentaram o consumo de frutas e verduras ao longo do estudo também apresentaram um aumento no nível de satisfação pessoal, de felicidade e bem-estar.

Naqueles que saíram de um consumo zero de frutas e vegetais para oito porções diárias, o aumento na satisfação de vida foi equivalente, por exemplo, ao de pessoas que saíram do desemprego.

Essa associação manteve-se mesmo depois de serem considerados outros fatores, como um aumento de salário ou alterações de circunstâncias de vida.

Os cientistas afirmam que o efeito contrário – pessoas que estão mais felizes com suas vidas passam a comer mais frutas e legumes – é improvável.

Embora não saibam explicar exatamente a razão dessa relação, os autores acreditam que o efeito seja causado pelos antioxidantes presentes nesses alimentos.

“Talvez através dos nossos resultados seja agora mais eficaz convencer as pessoas a ter uma dieta saudável”, diz  Redzo Mujcic.

“Principalmente, porque a recompensa psicológica do consumo de frutas e legumes é mais rápida do que a redução de riscos para a saúde, que só vêm décadas depois”, concluiu Mujcic.

Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …