Comer frutas e legumes dá tanta felicidade como arranjar emprego

tipstimesadmin / Flickr

-

Aumentar o consumo de frutas e vegetais não é apenas mais saudável – também torna mais feliz quem o faz.

A conclusão é de um estudo de cientistas da Universidade de Warwick, em Inglaterra, e da Universidade de Queensland, na Austrália, recentemente publicado no American Journal of Public Health.

Segundo o estudo, comer oito porções de frutas e vegetais por dia pode levar as pessoas a uma mudança de bem-estar equivalente à observada em pessoas desempregadas quando conseguem um emprego.

“Aparentemente, comer frutas e legumes aumenta a nossa felicidade muito mais rapidamente do que melhora a saúde”, diz Redzo Mujcic, investigador da Universidade de Queensland, na Austrália e co-autor do estudo.

Os cientistas analisaram a dieta e o bem-estar de 12.385 adultos para compreender os efeitos psicológicos de comer mais frutas e legumes.

Ao longo de dois anos de acompanhamento, os participantes relataram a quantidade consumida desses alimentos e informaram o seu nível de satisfação com a própria vida, numa escala de 0 a 10.

Os resultados mostraram que as pessoas que aumentaram o consumo de frutas e verduras ao longo do estudo também apresentaram um aumento no nível de satisfação pessoal, de felicidade e bem-estar.

Naqueles que saíram de um consumo zero de frutas e vegetais para oito porções diárias, o aumento na satisfação de vida foi equivalente, por exemplo, ao de pessoas que saíram do desemprego.

Essa associação manteve-se mesmo depois de serem considerados outros fatores, como um aumento de salário ou alterações de circunstâncias de vida.

Os cientistas afirmam que o efeito contrário – pessoas que estão mais felizes com suas vidas passam a comer mais frutas e legumes – é improvável.

Embora não saibam explicar exatamente a razão dessa relação, os autores acreditam que o efeito seja causado pelos antioxidantes presentes nesses alimentos.

“Talvez através dos nossos resultados seja agora mais eficaz convencer as pessoas a ter uma dieta saudável”, diz  Redzo Mujcic.

“Principalmente, porque a recompensa psicológica do consumo de frutas e legumes é mais rápida do que a redução de riscos para a saúde, que só vêm décadas depois”, concluiu Mujcic.

Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …