Comer frutas e legumes dá tanta felicidade como arranjar emprego

tipstimesadmin / Flickr

-

Aumentar o consumo de frutas e vegetais não é apenas mais saudável – também torna mais feliz quem o faz.

A conclusão é de um estudo de cientistas da Universidade de Warwick, em Inglaterra, e da Universidade de Queensland, na Austrália, recentemente publicado no American Journal of Public Health.

Segundo o estudo, comer oito porções de frutas e vegetais por dia pode levar as pessoas a uma mudança de bem-estar equivalente à observada em pessoas desempregadas quando conseguem um emprego.

“Aparentemente, comer frutas e legumes aumenta a nossa felicidade muito mais rapidamente do que melhora a saúde”, diz Redzo Mujcic, investigador da Universidade de Queensland, na Austrália e co-autor do estudo.

Os cientistas analisaram a dieta e o bem-estar de 12.385 adultos para compreender os efeitos psicológicos de comer mais frutas e legumes.

Ao longo de dois anos de acompanhamento, os participantes relataram a quantidade consumida desses alimentos e informaram o seu nível de satisfação com a própria vida, numa escala de 0 a 10.

Os resultados mostraram que as pessoas que aumentaram o consumo de frutas e verduras ao longo do estudo também apresentaram um aumento no nível de satisfação pessoal, de felicidade e bem-estar.

Naqueles que saíram de um consumo zero de frutas e vegetais para oito porções diárias, o aumento na satisfação de vida foi equivalente, por exemplo, ao de pessoas que saíram do desemprego.

Essa associação manteve-se mesmo depois de serem considerados outros fatores, como um aumento de salário ou alterações de circunstâncias de vida.

Os cientistas afirmam que o efeito contrário – pessoas que estão mais felizes com suas vidas passam a comer mais frutas e legumes – é improvável.

Embora não saibam explicar exatamente a razão dessa relação, os autores acreditam que o efeito seja causado pelos antioxidantes presentes nesses alimentos.

“Talvez através dos nossos resultados seja agora mais eficaz convencer as pessoas a ter uma dieta saudável”, diz  Redzo Mujcic.

“Principalmente, porque a recompensa psicológica do consumo de frutas e legumes é mais rápida do que a redução de riscos para a saúde, que só vêm décadas depois”, concluiu Mujcic.

Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …