Começam a faltar alimentos e medicamentos na Grécia

-

A economia grega está perto do colapso e já começa a faltar comida e certos medicamentos. Também há muitos turistas a cancelarem as viagens para a Grécia, o que é mais um duro golpe para um país que tem no turismo a principal fonte de receitas.

O jornal britânico The Guardian refere que há cerca de 50 mil viagens canceladas por dia desde há uma semana, quando a crise grega se agravou, com o romper das negociações com os credores internacionais.

De acordo com a mesma publicação, alguns supermercados começam também a ter problemas de abastecimento, nomeadamente com alimentos básicos como o açúcar e a farinha a estarem perto de esgotar.

Nas farmácias já há medicamentos esgotados e o problema deverá agravar-se nos próximos dias.

O facto de o governo ter proibido as transferências bancárias não está a permitir às empresas o pagamento aos fornecedores, que são maioritariamente estrangeiros, o que justifica que os seus “stocks” comecem a ficar com produtos em falta.

Entretanto, prosseguem as filas nas Caixas Multibanco e os Bancos estão também a ficar sem dinheiro – o The Guardian nota que estes mal terão dinheiro para aguentar o fim-de-semana.

O que é certo é que na segunda-feira a Banca grega precisará de ajuda imediata do Banco Central Europeu, independentemente do resultado do referendo de domingo.

As últimas sondagens têm indicado que há uma grande aproximação entre os que pensam votar no Sim e os que optarão pelo Não, por isso não se pode prever o desfecho da votação.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras tem insistido na importância de os gregos votarem Não e de assim rejeitarem as propostas de austeridade da União Europeia.

Tsipras sabe que o Sim determinará a queda do seu governo. Com o Não espera poder negociar com os credores internacionais a renegociação da dívida e um acordo que seja menos penoso para os gregos.

Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, já disse que se  demite, caso o Sim ganhe.

O que estão a fazer com a Grécia tem um nome: terrorismo“, lamenta Varoufakis, frisando que se o Sim ganhar, ganhará o medo.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Então são os 18, como Portugal que na penúria e por solidariedade lá meteu 1,8 Mil Milhões que são os “terroristas” contra a Grécia – A.Costa acompanha syriza ?!?
    Querem ver os militares acertarem o passo a estes chantagistas pseudo revolucionários do syriza?

  2. Pois pois, a culpa é toda do Syriza…
    Pena é não “acertarem o passo” aos verdadeiros chantagistas parasitas que sugam o povo e o deixam na desgraça!!
    Mas, continua com o teu “circo” que os teus patrões devem estar contentes contigo…

    • Circo, palhaços, contorcionistas, espaço de formas de arte das quais se esperam argumentos estéticos a pronunciarem, é certo, trabalhos de prosa elaborada de uns e gímnicos de outros. Os espetáculos serão prémio desse trabalho.
      É a velha questão da “causa consequência”

    • Um “pensante” obrigado e vergado ao peso da caixa dos pirolitos requer 2 pedaleiras para a tração de mãos e pés e quando fora delas nem descolam do solo que pisam tal o peso que lhes cai nos ombros. Outro sim, é a cabeçorra que os comanda, não é é de grande “pedalada” e isso é com certeza!

  3. Consequências de irresponsabilidades? Talvez.
    Segundo contas de um “merceeiro”, um plano de emergência para programar uma saída da moeda única é:
    1- Tornar o país sustentável economica e socialmente: Desenvolver e proteger a agricultura que assegure a suficiência para o auto-consumo; desenvolver a indústria; promover o comércio intra-nacional.
    2- Promover o turismo responsável e actividades que com ele se relacionam.
    3- Desenvolver a criatividade nas economias locais. Promover as artes e oficios tradicionais num contexto de integração.

    • Já agora, uma vez que ninguém põe papel na economia (investimento) incentive-se o cooperativismo dos anos 70 e voltem as comunas de bairro.

RESPONDER

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …

Japão declara guerra aos fax (e quer acabar com o tradicional carimbo Hanko)

Depois de ser escolhido como ministro da reforma administrativa, o primeiro-ministro Taro Kono não perdeu muito tempo a travar uma guerra contra os emblemas da burocracia japonesa. De acordo com o Japan Times, na sexta-feira passada, …