Começam a faltar alimentos e medicamentos na Grécia

-

A economia grega está perto do colapso e já começa a faltar comida e certos medicamentos. Também há muitos turistas a cancelarem as viagens para a Grécia, o que é mais um duro golpe para um país que tem no turismo a principal fonte de receitas.

O jornal britânico The Guardian refere que há cerca de 50 mil viagens canceladas por dia desde há uma semana, quando a crise grega se agravou, com o romper das negociações com os credores internacionais.

De acordo com a mesma publicação, alguns supermercados começam também a ter problemas de abastecimento, nomeadamente com alimentos básicos como o açúcar e a farinha a estarem perto de esgotar.

Nas farmácias já há medicamentos esgotados e o problema deverá agravar-se nos próximos dias.

O facto de o governo ter proibido as transferências bancárias não está a permitir às empresas o pagamento aos fornecedores, que são maioritariamente estrangeiros, o que justifica que os seus “stocks” comecem a ficar com produtos em falta.

Entretanto, prosseguem as filas nas Caixas Multibanco e os Bancos estão também a ficar sem dinheiro – o The Guardian nota que estes mal terão dinheiro para aguentar o fim-de-semana.

O que é certo é que na segunda-feira a Banca grega precisará de ajuda imediata do Banco Central Europeu, independentemente do resultado do referendo de domingo.

As últimas sondagens têm indicado que há uma grande aproximação entre os que pensam votar no Sim e os que optarão pelo Não, por isso não se pode prever o desfecho da votação.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras tem insistido na importância de os gregos votarem Não e de assim rejeitarem as propostas de austeridade da União Europeia.

Tsipras sabe que o Sim determinará a queda do seu governo. Com o Não espera poder negociar com os credores internacionais a renegociação da dívida e um acordo que seja menos penoso para os gregos.

Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, já disse que se  demite, caso o Sim ganhe.

O que estão a fazer com a Grécia tem um nome: terrorismo“, lamenta Varoufakis, frisando que se o Sim ganhar, ganhará o medo.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Então são os 18, como Portugal que na penúria e por solidariedade lá meteu 1,8 Mil Milhões que são os “terroristas” contra a Grécia – A.Costa acompanha syriza ?!?
    Querem ver os militares acertarem o passo a estes chantagistas pseudo revolucionários do syriza?

  2. Pois pois, a culpa é toda do Syriza…
    Pena é não “acertarem o passo” aos verdadeiros chantagistas parasitas que sugam o povo e o deixam na desgraça!!
    Mas, continua com o teu “circo” que os teus patrões devem estar contentes contigo…

    • Circo, palhaços, contorcionistas, espaço de formas de arte das quais se esperam argumentos estéticos a pronunciarem, é certo, trabalhos de prosa elaborada de uns e gímnicos de outros. Os espetáculos serão prémio desse trabalho.
      É a velha questão da “causa consequência”

    • Um “pensante” obrigado e vergado ao peso da caixa dos pirolitos requer 2 pedaleiras para a tração de mãos e pés e quando fora delas nem descolam do solo que pisam tal o peso que lhes cai nos ombros. Outro sim, é a cabeçorra que os comanda, não é é de grande “pedalada” e isso é com certeza!

  3. Consequências de irresponsabilidades? Talvez.
    Segundo contas de um “merceeiro”, um plano de emergência para programar uma saída da moeda única é:
    1- Tornar o país sustentável economica e socialmente: Desenvolver e proteger a agricultura que assegure a suficiência para o auto-consumo; desenvolver a indústria; promover o comércio intra-nacional.
    2- Promover o turismo responsável e actividades que com ele se relacionam.
    3- Desenvolver a criatividade nas economias locais. Promover as artes e oficios tradicionais num contexto de integração.

    • Já agora, uma vez que ninguém põe papel na economia (investimento) incentive-se o cooperativismo dos anos 70 e voltem as comunas de bairro.

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …