Depois de um período de descidas, os preços dos combustíveis deverão subir na próxima semana.
O Jornal de Negócios avançou esta sexta-feira (15) que o preço da gasolina deve subir entre dois a três cêntimos por litro durante a próxima semana. Trata-se do maior aumento desde a última semana de agosto, depois de descidas consecutivas desde 21 de outubro. O gasóleo deve registar uma subida de apenas um cêntimo.
Desta forma, a partir de segunda-feira, o preço médio da gasolina deverá situar-se entre 1,62 e 1,63 euros por litro, e o do gasóleo passará para 1,44 euros, de acordo com o Negócios.
Uma fonte do Diário Económico também confirmou que “a evolução das cotações em euros permite antecipar uma subida no preços dos combustíveis que não deverá ultrapassar um cêntimo por litro no gasóleo e que deverá rondar três cêntimos por litro na gasolina”.
O Económico aponta que o preço de referência do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,513 euros, enquanto o gasóleo vale 1,361 euros – valores que podem variar nas diferentes bombas, consoante fatores relacionados com a concorrência e os custos em cada localização.
Este aumento acontece por causa da valorização dos combustíveis nos mercados internacionais.
/ZAP