ZAP

Guerra entre Israel e Irão mexe com aspectos da economia, também em Portugal. Irão é o 7.º maior produtor de petróleo.
A Rússia tinha invadido a Ucrânia há poucas horas e uma das (muitas) prioridades era a economia. Uma das consequências quase imediatas foi a subida do preço do petróleo.
A guerra mexe com os mercados. E um conflito que envolve o Irão pode ter sequelas ainda mais visíveis – o Irão é o 7.º país que produz mais petróleo.
Quando Israel atacou Irão, na sexta-feira passada, o preço de um barril Brent chegou a subir 13% logo nesse dia.
E essas variações vão chegar a Portugal, como se esperava: “É importante que se preparem para o eventual aumento da gasolina e do gasóleo nas próximas semanas. É um cenário provável”.
O aviso foi dado pelo economista Pedro Sousa Carvalho, que lembra que os barris já ultrapassam os 70 dólares no mercado, nesta altura.
Aliás, o presidente do Bundesbank – banco central da Alemanha – já alertou para os riscos de um choque petrolífero por causa desta nova guerra.
Mas os “estragos” não se ficam pelos combustíveis: o empréstimo da casa também pode sofrer.
A inflação pode voltar a acelerar e o Banco Central Europeu, ao reagir, deve optar por não descer as taxas de juro – contrariando a recente tendência de descida.
Ou seja, quem esperava por nova descida na prestação da casa em breve, poderá ficar desiludido. Os juros não devem descer nos próximos tempos.
O sinal positivo, para Pedro Sousa Carvalho (e para os investidores), é o estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% da oferta global de petróleo e 20% do gás natural liquefeito. Para já, tem havido o cuidado – dos dois lados – de não bombardear este local estratégico.
Guerra no Médio Oriente
-
7 Julho, 2025 Combustíveis sobem, depois descem: “Calma, está tudo normal”Também em: Guerra na Ucrânia
-
4 Julho, 2025 Putin falou com Trump: quer diplomacia no Irão, mas na Ucrânia o discurso é outroTambém em: Guerra na Ucrânia
-
1 Julho, 2025 Preços dos combustíveis desceram – e vão descer mais
Lool a economia global a estagnar, empresas a despedir ou a meter em lay-off os funcionários, e a ideia do banco central é continuar com as mesmas taxas da euribor??!! Hahahaah
Gente burra e gananciosa, quando mercado parar por completo e a crise começar voltam a imprimir dinheiro?? Maravilha… a receita perfeita para continuarmos pelo abismo… é por isso que muita já nao acreditam no sistema financeiro actual e preferem investir em activos menos voláteis que o euro e dolar….