Comboio rápido Corunha-Algarve em 2017

Jérôme IBY / Wikimedia

foto: Jérôme IBY / wikimedia

foto: Jérôme IBY / wikimedia

O secretário-geral do Eixo Atlântico manifestou-se convicto de que em 2017 já será possível viajar em comboios rápidos entre a Corunha, norte da Galiza, e o Algarve, face ao investimento de modernização na Linha do Minho.

A posição, transmitida por Xoán Mao no final de uma reunião da comissão executiva do Eixo Atlântico, realizada esta segunda-feira em Ourense, na Galiza, surge depois de “confirmados” por Portugal os 100 milhões de euros de investimento para modernizar e eletrificar, já a partir de 2014, a Linha do Minho.

“Os dados que temos do Governo espanhol apontam para que no início de 2015 o eixo atlântico [do comboio de alta velocidade da Galiza] esteja totalmente em funcionamento. Do lado português tudo indica que a obra na Linha do Minho esteja concluída até final de 2016 e que os concursos para as obras serão lançados no início do ano”, explicou o responsável, em declarações à Lusa.

Para Xoán Mao, a concretização deste investimento, que será suportado com a comparticipação de fundos comunitários “já garantidos”, representa o culminar das “pressões exercidas” pelo Eixo Atlântico desde 2010, reclamando na altura a modernização daquela linha como “alternativa” à decisão do Governo português de abandonar o comboio de alta velocidade entre Porto e Vigo e o próprio serviço regular que ligava as duas cidades.

“Valeu a pena a pressão que foi feita, numa altura em que o comboio até já tinha data para ser eliminado. Acreditamos na concretização destas obras porque já existem as verbas e o calendário está definido, mas vamos estar atentos, monitorizando a concretização dos compromissos, para que não aconteça o mesmo que aconteceu com outras obras”, apontou ainda.

Xoán Mao recorda que além da ligação de alta velocidade na Galiza, esta nova solução de mobilidade envolve a eletrificação e modernização da Linha do Minho, a concluir até Viana do Castelo no início de 2016 e para a fronteira de Valença um ano depois.

O Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza, estima que após a conclusão da modernização do traçado português, a viagem entre Porto e Vigo seja feita em 90 minutos, metade do tempo que era necessário até junho passado.

A ligação entre o Porto e a cidade da Corunha, no extremo norte da Galiza, poderá assim ser assegurada em 160 minutos, através da rede de alta velocidade que existe naquela região espanhola, explicou.

Por isso mesmo, concluiu o secretário-geral do Eixo Atlântico, será possível assegurar a viagem em comboios de velocidade elevada – de alta velocidade ou alfa pendular -, entre os extremos norte e sul da península ibérica, da Galiza ao Algarve, no primeiro semestre de 2017.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …