Comboio rápido Corunha-Algarve em 2017

Jérôme IBY / Wikimedia

foto: Jérôme IBY / wikimedia

foto: Jérôme IBY / wikimedia

O secretário-geral do Eixo Atlântico manifestou-se convicto de que em 2017 já será possível viajar em comboios rápidos entre a Corunha, norte da Galiza, e o Algarve, face ao investimento de modernização na Linha do Minho.

A posição, transmitida por Xoán Mao no final de uma reunião da comissão executiva do Eixo Atlântico, realizada esta segunda-feira em Ourense, na Galiza, surge depois de “confirmados” por Portugal os 100 milhões de euros de investimento para modernizar e eletrificar, já a partir de 2014, a Linha do Minho.

“Os dados que temos do Governo espanhol apontam para que no início de 2015 o eixo atlântico [do comboio de alta velocidade da Galiza] esteja totalmente em funcionamento. Do lado português tudo indica que a obra na Linha do Minho esteja concluída até final de 2016 e que os concursos para as obras serão lançados no início do ano”, explicou o responsável, em declarações à Lusa.

Para Xoán Mao, a concretização deste investimento, que será suportado com a comparticipação de fundos comunitários “já garantidos”, representa o culminar das “pressões exercidas” pelo Eixo Atlântico desde 2010, reclamando na altura a modernização daquela linha como “alternativa” à decisão do Governo português de abandonar o comboio de alta velocidade entre Porto e Vigo e o próprio serviço regular que ligava as duas cidades.

“Valeu a pena a pressão que foi feita, numa altura em que o comboio até já tinha data para ser eliminado. Acreditamos na concretização destas obras porque já existem as verbas e o calendário está definido, mas vamos estar atentos, monitorizando a concretização dos compromissos, para que não aconteça o mesmo que aconteceu com outras obras”, apontou ainda.

Xoán Mao recorda que além da ligação de alta velocidade na Galiza, esta nova solução de mobilidade envolve a eletrificação e modernização da Linha do Minho, a concluir até Viana do Castelo no início de 2016 e para a fronteira de Valença um ano depois.

O Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza, estima que após a conclusão da modernização do traçado português, a viagem entre Porto e Vigo seja feita em 90 minutos, metade do tempo que era necessário até junho passado.

A ligação entre o Porto e a cidade da Corunha, no extremo norte da Galiza, poderá assim ser assegurada em 160 minutos, através da rede de alta velocidade que existe naquela região espanhola, explicou.

Por isso mesmo, concluiu o secretário-geral do Eixo Atlântico, será possível assegurar a viagem em comboios de velocidade elevada – de alta velocidade ou alfa pendular -, entre os extremos norte e sul da península ibérica, da Galiza ao Algarve, no primeiro semestre de 2017.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …