A Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho terá proposto completar o Plano Ferroviário Nacional (PFN) com uma linha de comboio entre Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, o que surpreende o autarca de Viana do Castelo.
O traçado da Alta Velocidade ferroviária entre Porto e Vigo prevê uma paragem em Ponte de Lima. Mas a CIM Alto Minho terá também proposto estender a linha ferroviária de Ponte de Lima a Arcos de Valdevez.
Esta proposta é divulgada pelo jornal galego Faro de Vigo que salienta que a par dos 150 quilómetros da linha de Alta Velocidade entre Vigo e Porto, “o Norte português já projecta uma ferrovia que a complementaria“, nomeadamente com a extensão até à vila de Arcos de Valdevez.
“Para mim é uma novidade. Não faço a mínima do que seja. Fui colhido de surpresa com essa notícia”, destaca o autarca socialista Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo.
Autarca de Viana critica ideia
“Acredito pouco na solução, mas serei solidário com os meus colegas”, salienta ainda Nobre em declarações citadas pela Lusa.
“Às vezes, não ajudam a atrair e a fixar, bem pelo contrário, ajudam a esvaziar os territórios“, critica ainda o autarca de Viana.
“A mim não me choca que se apontem caminhos. Há até quem defenda o prolongamento do metro até Viana do Castelo, mas depois é preciso perceber qual a eficácia destas infraestruturas“, prossegue Nobre.
O presidente da autarquia vianense diz que a “defesa” do Alto Minho deve ser a Linha do Minho, que “serve de forma mais ampla e transversal” toda a região. Já a proposta da CIM “servirá cerca de quatro ou cinco empresas ou cerca de 20 mil habitantes“, nota.
Presidente da CIM Alto Minho não conhece proposta
Contactado pela agência Lusa, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, diz desconhecer a proposta de traçado e garante que a entidade que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo “deu, em 2023, o seu contributo para o PFN, consensualizado com todos os autarcas”.
“No documento que enviámos para o PFN falamos do reforço da ferrovia na Linha do Minho, com ligação ao porto de mar de Viana do Castelo, a linha de Alta Velocidade com uma estação intermédia em Ponte de Lima, e a possibilidade de uma ligação de Alta Velocidade a Viana do Castelo, ou no limite a Valença”, explica ainda Batista.
O jornal galego assegura que a CIM propõe a “construção de uma nova linha ferroviária convencional paralela à actual A27, servindo de eixo transversal complementar ao prometido para o ano de 2032″.
“Este eixo ligaria Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima a Viana do Castelo e ao seu porto”, refere ainda o Faro de Vigo.
A chamada “linha férrea do Vale do Lima” nasceu em 1874, e chegou a ser parcialmente construída, mas nunca foi inaugurada.
ZAP // Lusa