//

Comandante nunca entraria nos aviões “absolutamente obsoletos” da SATA

2

aseemsjohri / Flickr

Avião Airbus A310-304 da SATA

Avião Airbus A310-304 da SATA

O comandante da SATA Internacional Luís Miguel Sancho afirmou esta segunda-feira que os aviões A310 com que a companhia açoriana opera estão “absolutamente obsoletos” e criticou o planeamento que é feito das tripulações, com prejuízos financeiros para a empresa.

“Os Airbus A310 estão absolutamente obsoletos. Eu como passageiro não entrava num avião da SATA. O que é dado a ver ao passageiro não tem condições nem conforto em comparação com o que a nossa concorrência oferece”, afirmou Luís Miguel Sancho, acrescentando, porém: “Não desaconselho os passageiros a voar na SATA”.

Luís Miguel Sancho falava, em Ponta Delgada, numa audição da comissão parlamentar de inquérito ao Grupo SATA, proposta pelo PSD e subscrita pela restante oposição com o objetivo de apurar responsabilidades pela situação financeira em que se encontra a companhia aérea açoriana, que em 2014 teve prejuízos de 35 milhões de euros.

O comandante Sancho, na SATA desde 2001 e que em seis meses teve dois processos disciplinares, considerou que os A310 deveriam ser rentabilizados “mais alguns anos”, mas a companhia aérea já decidiu passar a voar com os A330.

“Os aviões não têm idade, podem voar praticamente para sempre se formos tomando bem conta deles. A questão aqui é sempre a apresentação do avião”, referiu o comandante e auditor na SATA, acrescentando que sempre transmitiu às chefias as “questões relativas à segurança do voo para serem corrigidas e foram sempre desvalorizadas”.

Aero Icarus / Flickr

Os aviões não têm idade, podem voar praticamente para sempre — se formos tomando bem conta deles

Os aviões não têm idade, podem voar praticamente para sempre — se formos tomando bem conta deles

Segundo Luís Miguel Sancho, “não há aqui nenhuma cabala contra a administração, mas as pessoas têm de ser responsabilizadas, porque os problemas foram dados a conhecer de várias formas”.

O comandante, com experiência nacional e internacional no meio aeronáutico, deu também conta do que considerou serem incumprimentos do departamento de escalas da SATA, que “acarretam custos para a empresa e desmotivam trabalhadores”.

“Sou pago para fazer 900 horas por ano, mas a empresa só me dá 300 horas por ano e pagam-me o mesmo ordenado. É uma empresa muito boa para mim, mas é incomportável manter-se as coisas nesses moldes”, afirmou Luís Miguel Sancho, acrescentando que, por outro lado, “há colegas que têm muitas horas extra”, pelo que “a empresa não está a rentabilizar os seus trabalhadores”.

Questionado sobre se há intimidações e medo dentro da empresa, o comandante reconheceu que existem.

Luís Miguel Sancho é o segundo comandante da SATA, depois do comandante Abel Coelho, a ser ouvido nesta comissão parlamentar de inquérito, tendo dito que vê a empresa a afundar-se”, apesar de “ter todas as condições para singrar”.

“Não percebo porque é que a empresa não singra no mercado. Quem escolhe o conselho de administração de uma empresa é o acionista. Já algum olhou para o currículo das pessoas antes de elas entrarem para lá? Não sei se conta ter experiência em aviação ou não”, sustentou o comandante, lamentando que “na SATA não haja uma identidade”.

Na manhã desta segunda-feira os deputados ouviram à porta fechada o ex-diretor de manutenção da SATA.

O mandato desta comissão parlamentar de inquérito termina a 27 de dezembro.

/Lusa

2 Comments

  1. Mais um caso de gestão ruinosa, que interessa a alguns. Esse comandante teve tomates para dizer na cara da comissão de inquérito como é feita a gestão. Entao ele deve voar 900horas, mas apenas faz 300 e é pago pela totalidade? Os gestores são os tais boys, laranjas ou rosas, é tudo a mesma fossa. O contribuinte portugues paga esses desmandos. Para quando a privatização da SATA? Ontem era tarde.

  2. Quem vai pagar esses 35 milhões de euros de prejuízo fora o restante e é preciso ter em conta que o Estado subsidia já viagens entre ilhas e creio que de ilhéus para o continente e vice-versa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.