Comandante do Moskva morreu a bordo do navio. “Rússia vai retaliar”

11

Ministério da Defesa da Rússia

Cruzador russo RTS Moskva em exercícios no Mar negro em fevereiro de 2022

Segundo o conselheiro do Ministério dos Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, o capitão do navio de guerra russo ‘Moskva’, Anton Kuprin, morreu na sequência do ataque com mísseis Neptuno ucranianos que afundou o navio almirante da frota russa no Mar Negro.

O comandante do cruzador Moskva, que se afundou esta quinta-feira após o que os ucranianos dizem ter sido um “um corajoso ataque ucraniano” com dois mísseis Neptuno fabricados no país, terá morrido a bordo do navio.

Segundo uma nota publicada através do Telegram pelo conselheiro do Ministério dos Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, o comandante Anton Kuprin morreu após uma “explosão e incêndio a bordo”, quando o navio estava a ser rebocado para a base naval de Sevastopol, na Crimeia.

A Rússia desmente que o navio se tenha afundado na sequência de um ataque ucraniano, sustentando que o afundamento terá sido causado por um incêncio a bordo após uma explosão no paiol da embarcação.

“Durante o reboque do cruzador Moskva para o porto de designação, o navio perdeu estabilidade devido a danos no casco, sofridos durante a detonação de munições por causa de um incêndio. Em plena forte tempestade, o navio afundou”, disse o  Ministério da Defesa russo, citado pela agência noticiosa TASS.

Segundo adiantou esta sexta-feira, um alto responsável do Pentágono, o cruzador russo Moskva foi afundado por dois mísseis ucranianos, no que considerou “um grande golpe para a Rússia“.

“Pensamos que eles o atingiram com dois Neptune”, indicou o responsável do Departamento da Defesa norte-americano, citado pela AFP a coberto do anonimato, desmentindo assim a versão de Moscovo segundo a qual o seu navio-almirante no teatro de guerra ucraniano foi “gravemente danificado por um incêndio”.

O responsável não confirmou, contudo, as informações de que o exército ucraniano terá distraído a defesa do Moskva com um ‘drone’ de um lado do navio, enquanto os Neptune, mísseis de cruzeiro antinavio ucranianos, o atingiam do outro lado.

Rússia “vai retaliar”

As forças militares ucranianas estão “plenamente conscientes” de que a Rússia não vai perdoar o ataque ao cruzador Moskva, “símbolo das ambições imperialistas” russas, afirmou hoje uma porta-voz militar, adiantando que não foi possível resgatar a tripulação.

“Estamos plenamente conscientes de que não seremos perdoados” pelo ataque ao Moskva, afirmou, em conferência de imprensa, a porta-voz do comando militar da região sul da Ucrânia, Natalia Goumeniouk, citada pela AFP.

Goumeniouk referiu que o ataque ao Moskva, que se afundou na quinta-feira no Mar Negro depois de ter sido atacado pela Ucrânia com mísseis Neptuno, “não atingiu apenas o navio, atingiu as ambições imperiais do inimigo“.

“Vimos navios a tentar ajudar o Moskva, mas até as forças da natureza estavam do lado da Ucrânia, uma tempestade impediu que o navio fosse salvo e que a tripulação fosse resgatada”, explicou a militar.

A responsável disse contudo não estar em condições de dar pormenores sobre o que ocorreu com a tripulação por falta de “dados fiáveis”.

Na quinta-feira, o Ministério da Defesa russo afirmou que a tripulação, composta por mais de 500 pessoas, tinha sido “resgatada para outros navios da Frota do Mar Negro que estavam nas proximidades”, sem especificar se houve baixas.

O Moskva acabou por se afundar enquanto era rebocado para a base nava de Sevastopol, porto mais próximo e centro de operações da frota russa no Mar negro.

Do lado da Ucrânia, explicou Goumeniouk, espera-se retaliação por parte da Rússia, que ainda na quinta-feira atingiu uma fábrica de armas a sudoeste da capital ucraniana, onde estariam a ser produzidos mísseis Neptuno, e ameaçou intensificar os ataques contra Kiev.

“Estamos conscientes de que os ataques contra nós irão intensificar-se, que o inimigo se vingará, que haverá ataques de mísseis e bombardeamentos de artilharia. Estamos prontos, iremos ripostar”, garantiu.

Novos ataques em Kiev

As forças russas destruíram este sábado uma fábrica de armamento que produz tanques nos subúrbios de Kiev e oficinas de reparação de equipamento militar em Mykolaiv (sul), anunciou o Ministério da Defesa russo.

Os ataques ocorreram um dia depois de a Rússia ter avisado que iria intensificar os ataques contra Kiev, na sequência de incursões ucranianas no seu território.

Armas de alta precisão de longo alcance ar-terra destruíram os edifícios de produção de uma fábrica de armas em Kiev e uma oficina de reparação de equipamento militar em Nikolaev [nome russo de Mykolaiv]”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, citado pela agência oficial russa TASS.

O porta-voz disse que as forças russas destruíram 16 alvos inimigos com mísseis de alta precisão, incluindo equipamento militar, armazéns e bases de armazenamento de armas.

Um grande número de militares e agentes da polícia estava presente no local pouco depois do ataque, impedindo o acesso ao complexo, de onde se erguia uma nuvem de fumo, segundo a agência AFP.

O presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, escreveu na rede social Facebook que não dispunha ainda de qualquer informação sobre potenciais vítimas.

“Pela manhã, Kiev foi bombardeada. Explosões deflagraram no distrito de Darnytsky, nos arredores da cidade. Os socorristas e médicos estão atualmente a trabalhar no local”, escreveu o autarca.

Klitschko apelou novamente às pessoas que saíram de Kiev para que não regressassem e permanecessem num “lugar seguro”.

Os ataques na região de Kiev tinham-se tornado menos frequentes desde o final de março, quando a Rússia retirou as suas tropas da capital e anunciou que iria concentrar a sua ofensiva no leste da Ucrânia.

No entanto, na sexta-feira, Moscovo ameaçou intensificar os ataques a Kiev depois de ter acusado a Ucrânia de bombardear aldeias em território russo perto da fronteira ucraniana.

ZAP // Lusa

11 Comments

  1. Para onde estamos indo agora? O profeta Daniel escreve: “E [o rei do norte = Rússia desde a segunda metade do século XIX. (Daniel 11:27)] tornará para a sua terra com muitos bens [1945], e o seu coração será contra a santa aliança [a União Soviética introduziu o ateísmo estatal e os crentes foram perseguidos]; e vai agir [isso significa alta atividade no cenário internacional], e voltará para a sua terra [1991-1993. A dissolução da União Soviética e o Pacto de Varsóvia. As tropas russas retornaram a sua terra]. No tempo designado voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isso significa também grande crise, a desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [por causa do conflito étnico (Mateus 24:7)], mas não serão como antes [Geórgia – 2008] ou como mais tarde [Ucrânia – atualmente. Este conflito também não se transformará em uma conflagração global. Isso acontecerá mais tarde], pois os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:28-30a) Desta vez será uma guerra mundial, não só pelo nome. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4) Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].”
    É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
    Muitos dos manuscritos contém as palavras “e geadas” [και χειμωνες].
    A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
    Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “e desordens” [και ταραχαι].
    A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública).
    Este sinal extremamente detalhado se encaixa em apenas uma guerra.
    Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8)
    Este será um sinal de que o “dia do Senhor” (o período de julgamento) realmente começou. (Apocalipse 1:10; 2 Tessalonicenses 2:2)

  2. Não entendo como pode haver “lata” para algumas retóricas.

    O navio afundou por causa de um incêndio originado por um acidente a carregar materila militar, não por ter sido atingido por mísseis inimigos.
    1.È pior a figura se foram afundados pelo inimigo ou por serem tão incompetentes que se afundaram a eles próprios?
    2.Se não foram afundados, vão retaliar… contra quem? E porquê, se é culpa deles próprios?
    3.Afinal retaliaram, portanto admitem que foram afundados? Não….

    Ahahahah….. Ao menos oferecem umas anedotas porreiras para os nossos ‘cabaretistas’!

  3. Mas afinal os Russos disseram que foi devido a um incêndio, e vão retaliar mais? Porquê? Só teve o que merecia, mataram tanta gente também tinham de morrer um dia.
    Cá se faz, cá se paga.

  4. …. outra coisa que também não se entende são as dificuldades devidas à “forte tempestade” quando as poucas fotos e videos mostram um mar perfeitamente normal com ondas inferiores a um metro. Bem jogado Ucrania, continuem a lutar essa guerra por nós.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.