Colossal disco de gelo giratório “invade” rio no Maine

(cv)

Um enorme círculo de gelo giratório formou-se esta semana no rio de Presumpscot, na cidade de Westbrook, no estado norte-americano de Maine. Este bizarro disco, ainda que raro, é um fenómeno natural fruto da Física.

Fotografias captadas pelo Departamento de Comunicação e Marketing da cidade norte-americana, liderado por Tina Radel, mostram as dimensões do disco de gelo que parece ter uma superfície maior do que algumas garagens que circundam a área. Um vídeo publicado pela cidade mostra as dimensões do fenómeno (e conta com música dramática de fundo).

“Não parece estar a movimentar-se para cima ou para baixo neste momento”, disse Radel esta segunda-feira em declarações à Earther. “Continua a girar no sentido oposto dos ponteiros do relógio. O meu palpite é que pode ficar maior à medida que mais gelo se for formando. Há previsões de neve para o fim de semana”, avisou.

Apesar de incríveis, os discos giratórios de gelo não são propriamente novos. O estudo sobre estes fenómenos remonta, pelo menos, a finais da século XIX. Pesquisas sobre discos observados anteriormente, publicadas na revista científica Physical Review em meados de 2016, explicam o fenómeno: à medida que o gelo afunda, os discos “vão para baixo, girando horizontalmente, de forma a que um vórtice vertical é gerado sob o disco de gelo”.

Em declarações ao Press Herald, Mark Battle, professor associado de Física no Bowdoin College em Brunswick, sugeriu que o disco de Westbrook pode também ter resultado de uma massa de gelo espessa que se movia no rio, tendo fica preso perto da costa.

O Press Herald ouviu ainda Doug Bertlesman, um programador web da Ethos Marketing, empresa sediada junto à margem do rio, que estimou que o disco giratório tenha pelo menos 91 metros de de diâmetro. A confirmar-se este valor, o disco de Maine pode ultrapassar os valores já registados noutros países, como na Suécia.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …