Colômbia é o novo foco da covid-19 na América Latina

AlCortés / Flickr

A Colômbia registou, esta quarta-feira, um recorde diário de 380 mortes por covid-19 e tornou-se no novo foco da doença na América Latina após superar na véspera os dez mil casos em 24 horas.

O balanço feito pelas autoridades elevou o total de óbitos para 9454, e o de infeções para 276.055, após identificarem mais 8670 casos positivos.

Das mortes registadas pelo Ministério da Saúde, 125 ocorreram em Bogotá, principal foco da covid-19 no país.

O Brasil ultrapassou os 90 mil mortos e 2,5 milhões de pessoas infetadas pela covid-19, cerca de cinco meses após o novo coronavírus ser clinicamente detetado num paciente no país, em 26 de fevereiro.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde brasileiro, nas últimas 24 horas foram registados 69.074 casos de infeção de covid-19 e 1595 óbitos. O país totaliza, assim, 90.134 mortes e 2.552.265 pessoas infetadas.

O número de óbitos confirmados estabelece um novo recorde para um único dia. Porém, este número foi alcançado de forma atípica, já que o estado de São Paulo, que lidera em número de infeções e óbitos, não divulgou dados na terça-feira, atualizando hoje os dados relativos a dois dias.

O Executivo brasileiro adiantou que 1.787.419 pessoas já são consideradas recuperadas e outras 675.712 estão sob acompanhamento.

Os Estados Unidos ultrapassaram as 150 mil mortes associadas à covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os Estados Unidos registaram mais de 4,38 milhões de casos de infeção, de acordo com relatórios em tempo real desta universidade, sediada em Baltimore.

A Califórnia, a quinta maior economia do mundo, com uma população de quase 40 milhões de habitantes, regista o maior número de infeções, com 473.500 casos. Seguem-se a Florida, com 451.413 casos positivos, e Nova Iorque, que foi o estado mais afetado nos Estados Unidos quanto a infeções e mortes no início da pandemia.

Nova Iorque contabiliza agora 412.878 infeções e 32.653 mortes devido ao novo coronavírus.

A Índia registou 775 mortes nas últimas 24 horas e, pela primeira vez, mais de 50 mil pessoas infetadas com o coronavírus, anunciaram as autoridades de saúde.

O aumento recorde de 52.123 casos elevou o total nacional para 1.583.792. O Ministério da Saúde indicou também que o número total de mortes subiu para 34.968. O número de recuperados na Índia ultrapassou um milhão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …