/

O próximo vinil dos Coldplay não é vinil. São garrafas de plástico

Stevie Rae Gibbs / Wikimedia

Chris Martin em concerto dos Coldplay

Moon Music apresenta-se como um exemplo e incentivo à economia sustentável. Nove garrafas de plástico em cada exemplar do vinil.

Moon Music é o nome do próximo álbum dos Coldplay. Deve aparecer no mercado no dia 4 de Outubro.

Este trabalho discográfico é peculiar a nível ambientar: apresenta-se como um exemplo e incentivo à economia sustentável.

O New Atlas explica que o álbum será feito essencialmente com resíduos plásticos recuperados de um rio na Guatemala, o Rio Las Vacas.

Cada exemplar desse vinil, com 140 gramas, é feito ainda com nove garrafas de plástico recicladas – e não com o habitual vinil.

70% de plástico do rio, 30% das garrafas de plástico e “outras fontes”.

O formato inovador reduz as emissões de carbono em 85%, se compararmos com o impacto ambiental de fabrico convencional de vinil.

No total, estima-se que sejam poupadas 25 toneladas de plástico virgem.

É o resultado de uma parceria da banda com a Ocean Cleanup, organização ambiental sem fins lucrativos dedicada à extracção de poluição de plásticos nos rios e oceanos.

Há três anos que os Coldplay colaboram com a Ocean Cleanup. Têm tentado poupar o ambiente em diversos momentos: evitam viajar de avião, apoiam as energias renováveis e até aproveitam a energia do público nos concertos para as “pistas de dança cinéticas” em palco.

Este LP ‘Notebook Edition’ vai sair com edição limitada.

Na próxima sexta-feira sai o primeiro single de Moon Music. Chama-se Feels Like I’m Falling in Love.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.