Concertos dos Coldplay fazem disparar preços em Coimbra. Há quartos 10 vezes mais caros

2

Os preços de um quarto em Coimbra para o mês de maio dispararam devido aos quatro concertos dos Coldplay. Em alguns casos chegam a estar 10 vezes mais caros.

Na semana passada, em apenas quatro horas, foram vendidos 200 mil bilhetes para os quatro concertos dos Coldplay em Portugal. A banda britânica começou por anunciar um único concerto, dia 17 de maio do próximo ano, mas face à elevada procura anunciou três novas datas no Estádio Cidade de Coimbra: 18, 20 e 21 de maio.

“Infelizmente, os bilhetes estão esgotados. A procura não só em Portugal como no estrangeiro foi gigantesca. Pela primeira vez na história, uma banda vai fazer quatro noites num estádio de futebol em Portugal”, anunciou Álvaro Covões, diretor da promotora Everything is New.

Os quatro concertos vão levar centenas de milhares de pessoas a Coimbra em poucos dias. Como tal, os preços para arranjar alojamento na cidade em maio do próximo ano já começaram a disparar.

Em alguns casos, apurou o Correio da Manhã, quartos estão dez vezes mais caros do que o normal. O preço médio de uma noite num hotel ronda agora os 400 euros.

“É sempre positivo. Eventos desta natureza fazem falta à cidade. E vamos estar à altura e reforçar o nosso serviço”, afiançou José Simões, dono de uma gelataria nas imediações do Estádio Cidade de Coimbra. Vários comerciantes da região planeiam alargar os horários de funcionamento.

Maio vai ser um mês atarefado para os conimbrigenses, não só pelos concertos dos Coldplay, mas também por outros eventos que ameaçam sobrelotar a cidade, como a Queima das Fitas e o Rali de Portugal.

“Maio é o mês alto para a hotelaria da região, por ser altura das grandes conferências empresariais, de negócios, científicas e académicas. Além disso, há a peregrinação de 13 de maio a Fátima, a Queima das Fitas e, nos últimos anos, eventos desportivos, como finais de taças [de futebol] e o Rali de Portugal”, avisou uma fonte do setor hoteleiro de Coimbra, em declaração ao Correio da Manhã.

“Há reservas de alojamentos como nunca houve”, sublinhou o vice-presidente da Câmara de Coimbra, Francisco Veiga. “Prova disso são os dados das reservas de alojamentos para essas datas”.

Bilhetes revendidos a preços astronómicos

A procura de bilhetes para os concertos dos Coldplay foi um evento sem paralelo em Portugal. A própria Ticketline confessou que “nunca houve tanta procura para um evento em Portugal”.

Com os bilhetes esgotados, há agora quem planeie vender o seu bilhete a preços altamente inflacionados. Os bilhetes originais foram vendidos por um valor entre os 65 e os 150 euros. Agora, nos mercados online alternativos, os valores atingem mais de 400 euros em alguns casos.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai “monitorizar o mercado secundário” da venda de ingressos dos concertos dos Coldplay e irá denunciar ao Ministério Público os sites que vendam bilhetes acima do preço estipulado.

Ao Jornal de Notícias, Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE, alertou que esta prática é considerada um crime de especulação.

Por sua vez, em declarações à CNN Portugal, a advogada Ana Rita Duarte Campos garante que “isto não é um crime de especulação”, que “a especulação em si não é crime” e que “estamos apenas perante um caso da economia a funcionar”. A especialista avisa que o maior perigo é mesmo que as pessoas possam ser burladas e comprem bilhetes falsos.

“Uma pessoa pode pagar 200, 400 ou até 2.000 euros pelo mesmo bilhete, que inicialmente custaria os tais 65 euros. Vai pagar aquilo que o seu gosto pelos Coldplay disser. Não há limite”, salienta Ana Rita Duarte Campos.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Mas afinal , queixa-se de quê a ASAE ? ……. Não vejo a mesma dinâmica em que diz respeito aos bens essenciais com preços exorbitantes , que é sim pura especulação!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.