Colaborador do grupo Porta dos Fundos assassinado em alegado assalto

Cadu Barcellos / Instagram

Cadu Barcellos, realizador e produtor brasileiro assassinado no Rio de Janeiro

O realizador e produtor brasileiro, que colaborou com o famoso canal de comédia “Porta dos Fundos”, foi morto à facada, na madrugada de terça-feira, no Rio de Janeiro, num suposto assalto.

A informação foi confirmada pela polícia e por amigos de Cadu Barcellos, que trabalhava atualmente como assistente de direção do programa “Greg News”, apresentado pelo ator e escritor Gregorio Duvivier e transmitido semanalmente na plataforma HBO.

O realizador e produtor, de 34 anos, tinha deixado a Pedra do Sal, considerada o templo do samba carioca, num veículo que uma amiga havia pedido através de uma aplicação de transporte, do qual saiu alguns quilómetros depois, próximo de uma entrada do metro no centro do Rio de Janeiro, onde foi alegadamente assaltado.

Segundo o portal de notícias brasileiro G1, o cineasta foi visto a gritar por socorro por volta das 03h30 locais, tendo posteriormente caído inanimado no chão. A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, em comunicado, que foi alertada sobre o ocorrido, tendo-se deslocado ao local, onde encontrou o corpo do jovem cineasta já sem vida.

O Departamento de Homicídios da polícia abriu uma investigação para esclarecer as causas da morte e encontrar o responsável. O boletim policial identificou “ferimentos causados por instrumento cortante, principalmente na região do peito”, segundo as autoridades.

“Possivelmente, Cadu foi assassinado por causa de um telemóvel, de um Riocard [passe de transporte do Rio de Janeiro] e alguns reais”, disse ao G1 William Oliveira, amigo do produtor.

Após a morte do cineasta, o grupo “Porta da Fundos” emitiu um comunicado a lamentar esta “notícia devastadora”.

“Cadu era uma pessoa alegre, brilhante, além de um profissional talentoso, pai querido e amigo de toda a equipa. Chegava para trabalhar sempre sorridente, às vezes com o filho no colo, e fazia-nos rir o dia inteiro, mesmo neste ano sombrio. Nada vai reparar esta perda”, comunicou o canal de comédia numa nota partilhada no Twitter.

Também Gregorio Duvivier homenageou o produtor, no Instagram, recordando o seu talento e bom humor.

“Cadu, alegria de todos os zooms [ferramenta de videoconferências], toda a vez que abria o microfone era para nos fazer rir. Não sei como é que fizemos três temporadas sem ti, e não sei como é que vamos fazer daqui para a frente. Nada mais faz sentido. Menino-prodígio do audiovisual, gigante em todos os sentidos, quase dois metros de amor, criatividade, humor e brincadeira. (…) Cadu morreu, vítima do que parece ter sido um assalto. Nunca vamos esquecer o seu sorriso”, lembrou o humorista brasileiro.

Barcellos dedicou grande parte da sua carreira cinematográfica a mostrar a dura realidade das favelas cariocas. Foi realizador e guionista da série “Mais x favela” (2011), do canal Multishow, e do documentário “5x Pacificação” (2012), assim como criador do canal comunitário “Maré Vive”, no qual colaboram os próprios moradores do complexo de favelas da Maré.

O brasileiro promoveu ainda projetos audiovisuais e ações para melhorar a saúde e a igualdade de género nas comunidades do Rio de Janeiro. Participou ainda como dançarino do “Corpo de Dança da Maré”, que o coreógrafo Ivaldo Bertazzo dirigiu durante três anos e ofereceu espetáculos em diferentes regiões do Brasil.

Cadu Barcellos dirigiu ainda um dos episódios que integram o filme “5x Favela – Agora por Nós Mesmos”, exibido no Festival de Cannes de 2010, entre outros trabalhos que realizou para cinema e televisão.

O realizador e produtor brasileiro deixa a mulher e um filho de dois anos. Segundo o mesmo portal brasileiro, o funeral realiza-se, esta quinta-feira, no Cemitério da Penitência, no Caju.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …