/

Cocktail Cocotov, a nova “arma biológica” da oposição a Maduro

3

Também chamada de “bomba de cocó”, esta arma pouco convencional tem sido a forma encontrada pelos manifestantes na Venezuela para fazer frente às forças do regime de Nicolás Maduro.

Tal como o nome sugere, explica a BBC, estes “cocktail cocotov” são potes, frascos, garrafas, latas e sacos de plástico com fezes. Uma forma encontrada pelos protestantes para fazer frente às bombas de gás lacrimogéneo lançadas pelas forças de segurança.

Entre os opositores do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, circulam mensagens com instruções detalhadas e conselhos sobre como preparar estas “bombas de cocó”. Algumas mensagens chegam mesmo a dizer para evitar os frascos de vidro. Porquê? “Humilhar” sem “magoar” é o mote de alguns dos manifestantes.

No entanto, Marielys Valdéz, do Supremo Tribunal de Justiça, já avisou que os “cocotov” são considerados “armas biológicas” e, por isso, quem for apanhado a utilizá-los corre o risco de ser severamente punido.

“O uso de armas químicas, neste caso fezes de pessoas ou de animais, gera consequências não só para quem é alvo da arma, mas também para a população em geral, uma vez que pode contaminar as águas”, destacou.

Escreve ainda a BBC que a apresentadora do canal estatal VTV, que entrevistava Valdéz durante estas declarações, qualificou o uso destas armas como “bioterrorismo”.

Miguel Gutierrez / EPA

Protestos de 6 de Abril de 2017 em Caracas, Venezuela

Protestos de 6 de Abril de 2017 em Caracas, Venezuela

A onda de manifestações que percorre a Venezuela já dura há mais de um mês e tem tido contornos violentos: até agora, há registo de 46 mortos e centenas de feridos, um número que está constantemente a subir.

Estamos na rua e vamos continuar a estar. Não vamos sair até que isto acabe, até que Maduro deixe o Governo”, afirmou o venezuelano Luis Orta, um empresário de 52 anos, citado pela BBC.

A oposição luta por novas eleições presidenciais, pelo fim da repressão, pela libertação de presos políticos e, mais recentemente, protesta contra a convocatória de Maduro para a eleição de uma Assembleia Constituinte.

Segundo o governante, como parte das “atribuições constitucionais” da Assembleia, está a reforma do Estado venezuelano e modificar a ordem jurídica. A convocatória permitirá assim redigir uma nova Constituição, para conseguir “a paz da República”.

ZAP // BBC

3 Comments

  1. O que mais está a contaminar a sociedade venezuelana é a ditadura do fascista Maduro que recorre a todos os meios violentos para silenciar e matar quem se manifeste contra ele!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.