Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade.

A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta que milhões de dólares em contribuições monetárias feitas pela Coca-Cola influenciaram estudos que subestimavam o papel das bebidas açucaradas na obesidade.

O estudo, esta semana publicado, analisou mais de 18.000 e-mails trocados entre a sede da Coca-Cola, em Atlanta, com a Universidade da Virgínia e da Universidade do Colorado.

Ambas as instituições de ensino fizeram parte da Global Energy Balance Network (GEBN), uma organização considerada sem fins lucrativos dedicada ao estudo da obesidade nos Estados Unidos, entre 2014 e 2015.

A investigação determinou que a GEBN foi criada pela própria Coca-Cola para minimizar a relação entre a obesidade e a quantidade de açúcar nas bebidas.

Mais tarde, a gigante das bebidas terá financiado diretamente a organização com pelo menos 1,5 milhões em 2015, fazendo posteriormente contribuições financeiras para académicos afiliados ao grupo de pesquisa, conta a Russia Today.

O estudo concluiu ainda que os cientistas financiados pela multinacional acabaram sugerir que era a falta de exercício físico e não uma alimentação pouco equilibrada a principal causa da onda de obesidade sentida nos Estados Unidos.

“A Coca-Cola usou académicos de saúde pública para levar a cabo estratégias clássicas [utilizadas no setor do] tabaco para proteger os seus lucros”, disse Gary Ruskin, diretor executivo da Right to Know dos Estados Unidos, citado em comunicado.

Segundo os autores do estudo, a GEBN tentou também minimizar o facto de a Coca-Cola ser um grande doador das suas investigações.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …

"A rebeldia de João Félix". Imprensa espanhola destaca o temperamento do avançado

João Félix volta a ser o centro das atenções da imprensa desportiva espanhola, depois de na última jornada da La Liga o internacional português celebrar o seu golo com recurso a alguns palavrões em direção …

Debaixo de fogo devido a comparações a Hitler, Amazon altera ícone da sua aplicação

A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler. A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro …

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …

Vice-presidente do Zimbabué demite-se após acusações de abuso sexual

O vice-presidente do Zimbabué, Kembo Mohadi, acusado de assédio sexual, anunciou esta segunda-feira a sua demissão do cargo, tendo reafirmado a sua inocência. "Demito-me do cargo de vice-presidente da República do Zimbabué com efeito imediato", escreveu …