CMVM suspende negociação das ações do BPI

Shatabisha / Wikimedia

-

Decisão da CMVM acontece no dia da assembleia geral para discutir o fim da limitação de votos que poderá dar ao Caixabank o efetivo controlo do banco.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu hoje a negociação do Banco Português de Investimento (BPI), refere hoje uma comunicação publicada na página da CMVM na Internet.

“O conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214.º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213.º do Código dos Valores Mobiliários, a suspensão da negociação das ações do Banco BPI, S.A., até à divulgação de informação relevante“, acrescenta a nota sem mais detalhes.

A decisão da CMVM acontece no mesmo dia em que se realizam duas assembleias gerais do BPI: uma para eleger a mesa da assembleia-geral e outra, mais polémica, para discutir o fim da limitação de votos e que poderá dar ao Caixabank o efetivo controlo do banco.

A partir das 11h30 decorre a segunda reunião magna, que vai tratar da questão da desblindagem de estatutos, que ganhou mais relevância devido à “guerra” existente entre os principais acionistas do banco português, o espanhol Caixabank e a angolana Santoro, de Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola.

Este conflito acionista estalou por causa das regras do Banco Central Europeu que obrigam a uma redução da exposição excessiva do banco a Angola, mas fez perceber a falta de entendimento não só quanto a uma solução para este problema mas também numa estratégia para o BPI, levando a um impasse.

Apesar de o CaixaBank ter cerca de 45% do capital social, tem praticamente o mesmo poder da ‘holding’ Santoro, que tem cerca de 19% do capital, uma vez que as regras estatutárias do BPI limitam os votos em assembleia-geral a um máximo de 20%.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.