Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim.

Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não só em Portugal, como noutros diversos países. No Reino Unido há ligas que ainda começaram em setembro, para a nova época, mas houve muitos adiamentos de jogos, até que foram declarados mais dois confinamentos gerais.

Muitas equipas não entram em campo desde novembro do ano passado e não vão voltar a entrar na presente temporada. Entre os clubes da National League, 76 por cento dos clubes aprovaram o final imediato da temporada caso os adeptos não possam entrar nos estádios até ao dia 1 de abril.

Em causa estão quatro divisões – entre as terceira e sexta (e última) – da National League System, orientado pela federação inglesa, que fica abaixo da English Football League – que organiza o Championship, a League One e a League Two.

A maioria das centenas de clubes que estão nesses quatro escalões do futebol inglês votou a favor de um cenário que, quase certamente, vai acontecer – nesta semana o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que não haverá adeptos nos recintos desportivos até ao dia 17 de maio (poucos dias antes do final da Premier League).

Nesta quarta-feira, a federação de futebol inglesa salientou em comunicado que, na prática, a época já acabou nesses quatro escalões da National League System. A entidade lembrou que cerca de 80 por cento dos jogos ainda não se realizaram, devido aos adiamentos constantes, e não seria possível completar o calendário nesta temporada.

É a segunda temporada consecutiva (tal como noutros países) em que os campeonatos são interrompidos. Há praticamente um ano, em março, todos os resultados foram anulados e os campeonatos encerraram antecipadamente.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.