Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Oli Scarff / EPA

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise.

A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo o mundo. Grandes eventos foram cancelados ou adiados, e a segurança financeira de muitos atletas e equipas permanece sombria.

No futebol, por exemplo, há temores de que mesmo os principais clubes da Europa possam perder 4 mil milhões de euros nos próximos dois anos. Enquanto isso, os clubes de ligas inferiores estão a enfrentar uma ameaça existencial.



As perspetivas permanecem preocupantemente incertas. Quando é que os adeptos vão regressar às bancadas e encher os estádios novamente? Até que ponto o investimento vital de empresas de media e patrocinadores corporativos – eles próprios a enfrentar perdas relacionadas com a pandemia – será reduzido?

Para começar, os clubes estarão concentrados em administrar as preocupações financeiras a curto prazo, talvez visando reduzir gastos com transferências de jogadores e salários. Mas também há uma necessidade urgente de pensar sobre as implicações a longo prazo para a sobrevivência económica.

Um novo estudo publicado recentemente na revista científica Sport, Business and Management indica que uma estratégia que os clubes de futebol devem considerar é a diversificação.

A ideia por trás da diversificação é simples. Em vez de colocar todos os ovos na mesma cesta, distribui-se o risco entre diferentes setores económicos.

Atualmente, o destino da maioria dos clubes de futebol depende quase inteiramente do seu desempenho desportivo. Se a equipa maioritariamente ganha, a situação financeira melhora, e se ela maioritariamente perde, a situação piora. Jogos podem ser economicamente devastadores se significarem perder a qualificação para um torneio lucrativo ou despromoção para uma divisão inferior.

A diversificação de risco pode pelo menos mitigar esses efeitos às vezes dramáticos expandindo para novos produtos ou regiões geográficas.

Alguns clubes já começaram a explorar esta estratégia. O Arsenal e o Barcelona criaram “centros de inovação”, que colaboram com startups de tecnologia, por exemplo, para explorar novas experiências digitais para os adeptos usando Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.

Outros diversificaram criando um portfólio em diferentes desportos. O Fenway Sports Group, por exemplo, proprietário do Liverpool e da equipa de basebol Boston Red Sox, também está envolvido em golfe e desportos motorizados. Rumores recentes sugerem que a Fenway pode aumentar ainda mais as suas atividades de diversificação.

Também houve amplo investimento em equipas de eSports, que devem transformar-se num mercado de 1,5 mil milhões de dólares até 2023. Numa frente mais tradicional, alguns clubes, incluindo Bolton Wanderers e Chelsea, investiram em ativos físicos como propriedade de hotéis.

Então, como é que todas estas atividades de diversificação contribuem para o desempenho financeiro de um clube? Para descobrir, os investigadores analisaram um conjunto de dados de 15 anos da Premier League e descobriram que a mudança para áreas de negócios relacionadas melhora as receitas e a lucratividade.

Um excelente exemplo é o Manchester United. De 2007 a 2013, o clube esteve no auge desportivo, vencendo cinco dos sete possíveis campeonatos da Premier League e um título da Liga dos Campeões. Com o sucesso em campo, houve um aumento na receita de cerca de 110 milhões de euros no mesmo período.

Após Alex Ferguson ter deixado o cargo de treinador em 2013, o desempenho da equipa deteriorou-se significativamente. No entanto, as receitas continuaram a aumentar e são hoje quase 70% maiores do que quando Ferguson saiu. O interesse pelo clube e pelos seus produtos não diminuiu, apesar dos resultados dececionantes em campo.

Visto que o conjunto de dados dos investigadores termina antes do surto de covid-19, devemos observar que a pandemia pode ter alterado os efeitos da diversificação. Um clube que investe em serviços de viagens pode ter sofrido financeiramente, enquanto um que investe em eSports pode ter-se saído bem.

No geral, porém, as evidências mostram que a diversificação bem planeada e bem executada pode ser um mecanismo de seguro eficaz e pode ajudar a garantir a sobrevivência dos clubes em crises económicas futuras. Infelizmente, não existe uma regra de ouro que funcione para todas as equipas.

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