Há um “clima de medo e insatisfação” nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

jfcbrunssum / Flickr

Militar português em treino com espingarda lança-granadas em Tancos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um “clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas”, que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações e pressões.

À Renascença, Lima Coelho indicou que “há claramente um clima de medo na instituição militar decorrente do Regulamento da avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas, que entrou em vigor a 01 e fevereiro de 2018 e que tem sofrido desde 2015 forte contestação por parte da ANS desde 2015”.

O presidente da ANS referiu que “quando os militares não concordam com a avaliação atribuída e recorrem, como é do seu direito, é-lhes dito para não o fazerem para não prejudicarem a próxima avaliação”.

“Uma clara intimidação”, “já que os militares ficam com medo de represálias por parte dos seus superiores hierárquicos”, sublinhou. “Para alem disso”, continuou, “quando eles decidem avançar para o recurso da avaliação, há uma demora excessiva na resposta aos requerimentos e exposições endereçadas aos respetivos chefes dos ramos”.

“Havendo mesmo situações com mais de um ano sem resposta”, acrescentou.

E frisou: é uma situação que a ANS considera de “extrema gravidade, tendo em conta que o governo não deu ouvidos ás recomendações da Assembleia da Republica e o Presidente da República, apesar de estar a par da situação opta por nada fazer”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.