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Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Patrícia de Melo Moreira / AFP

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos.

Segundo a rádio TSF, muitos restaurantes estão a queixar-se de erros na leitura dos certificados digitais, que, apesar de válidos, são dados como expirados pelos dispositivos eletrónicos.

“Muitos empresários têm-nos feito chegar este erro, que é um erro técnico e que nada tem a ver com a questão da validade do próprio certificado. Estamos a falar aqui, talvez, dos servidores, de algumas falhas de algoritmos dos programas informáticos. Isto são questões que nos ultrapassam, mas tem sido um verdadeiro terror“, explicou à rádio Daniel Serra, presidente da PRO.VAR (Promover e Inovar a Restauração Nacional).

O responsável lembrou que, desde que entrou em vigor a obrigatoriedade de apresentar o certificado digital ou um teste negativo para entrar nos estabelecimentos ao fim-de-semana, houve uma “debandada” de clientes.

Daniel Serra afirmou mesmo que “se observou um grande número de restaurantes a encerrar ao fim-de-semana”, algo que considera “impensável” durante a época alta, portanto, destacou que a medida se tem revelado “um pesadelo” para o setor.

Para resolver esta situação e tentar evitar mais prejuízos para os restaurantes, a PRO.VAR está a pedir ao Governo para que acabe com esta obrigatoriedade.

“Isto leva muitas vezes ao desespero dos clientes, afastando-os ainda mais dos restaurantes. Propomos que a obrigatoriedade seja retirada e transferida a responsabilidade para o próprio cliente”, declarou o presidente da PRO.VAR, também em declarações à TVI.

Entretanto, questionados pela TSF, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde asseguraram que não receberam qualquer queixa relativa a estes problemas técnicos.

Na semana passada, depois do Conselho de Ministros, também foi publicada uma regra que informa que os restaurantes estão “expressamente proibidos” de guardar os comprovativos dos testes negativos dos clientes, bem como os seus dados pessoais.

Uma norma que também está a causar dúvidas no setor, que questiona como é que, em caso de fiscalização, se comprova que os clientes realizaram testes ou apresentaram os seus comprovativos.

À luz das regras em vigor, o serviço de refeições no interior dos restaurantes exige a apresentação de um certificado digital ou de um teste negativo ou, em alternativa, a realização de um teste à entrada do espaço. Esta exigência abrange todos os concelhos considerados em risco elevado ou muito elevado de infeção, a partir das 19h00 de sexta-feira e durante o fim-de-semana.

ZAP //

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