Cliente exige ao Montepio 28.600 euros que “voaram” em 4 dias da sua conta. Banco culpa a utilizadora

Uma mulher de Barcelos moveu uma ação em tribunal contra o banco Montepio, exigindo ser ressarcida dos 28.600 euros que em quatro dias desapareceram da sua conta, na sequência de burla informática.

Nas alegações finais do julgamento, que hoje decorreram no Tribunal de Barcelos, o advogado da autora da ação, Álvaro Matos Martins, disse que o banco foi “completamente negligente, por não ter agido perante a movimentação “de todo inusitada” da conta.

Lembrou que em causa estão “15 a 20″ movimentos diários, a maior parte dos quais a partir das 23h00 e quase todos do mesmo valor, feitos para pagamentos de bens e serviços à entidade 11249. Álvaro Martins sublinhou que se trata de uma “entidade fraudulenta”, que à data dos factos já teria sido bloqueada por outros bancos. “Não se percebe por que é que o Montepio não a bloqueou também”, referiu.

Os 59 movimentos na conta de Diana Brito, de 30 anos, ocorreram entre 4 e 7 de janeiro de 2017. Daqueles movimentos, 36 são do mesmo valor (483,80) e 18 foram feitos de forma consecutiva. Desapareceram da conta 28.600 euros, cerca de 14 mil dos quais referentes a prendas de casamento, que ocorreu poucos meses antes.

Após o banco se ter recusado a assumir responsabilidades, Diana moveu uma ação cível em tribunal, pela qual exige ser ressarcida daquele valor e respetivos juros, além de uma indemnização de 2.500 euros por danos não patrimoniais. Álvaro Martins alegou que em causa está “todo um quadro que saiu da normalidade de um cliente” que até ali nunca teria utilizado o homebanking para efetuar pagamentos, mas apenas para consultar o saldo. Por isso, considera que o banco deveria ter “barrado as operações”.

Já a advogada do Montepio, Teresa Taveira, alegou que o banco deu “integral cumprimento” aos seus deveres em matéria de homebanking e atribuiu a culpa a Diana Brito. Disse que, na altura dos factos, o banco não sofreu qualquer ataque informático e considerou que a queixosa terá fornecido todos os dados do cartão matriz em resposta a uma mensagem fraudulenta.

“Essa foi a única causa da fraude. A atitude dos utilizadores é o único elemento que os bancos não conseguem controlar”, acrescentou, sublinhando que são “constantes” os avisos aos clientes para não inserirem todos os dados do cartão.

A advogada do banco disse ainda que não há nenhuma prova de que a entidade 11249 estivesse bloqueada na banca em geral. A juíza titular do processo remeteu a sentença para 2019, sem data designada.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ao fim de 3 ou 4 movimentos, teria de ser pedido um tokem que seria enviado por sms. Por isso, acho que o banco não se protegeu convenientemente (a não ser que o telemóvel da cliente também tivesse sido “hackeada” a ponto de reenviar os sms para o burlão).

  2. De qualquer das formas, o seguro de compras associado aos cartões (os de crédito têm, mas os de débito não sei), pois na realidade não recebeu a mercadoria correspondente à compra que efetuou (ou que efetuarem por ela).

  3. O caso aconteceu em 2017… Talvez por isso é que o Montepio agora, para além do código do cartão matrix ainda exige um código enviado por SMS para o número de telemóvel registado na conta bancária.

  4. Infelizmente a mim aconteceu-me o mesmo!!! com o valor de 43.500, no dia 2/1/2017, fiz a escritura da venda de uma casa, depositei no Montepio de VFX numa conta a prazo. Nesse mesmo dia tiraram 15 mil para pagamento de comprar sempre para a mesma identidade… ao fim de 8 dias, a gestora que frequentemente contactava por e-mail e 2 números de telefone, ligou-me descontraidamente se andava a mexer no dinheiro e que já me tinha contactado há 3 dias, mas os contactos estavam inativos?
    Claro que não!!! Não é uma conta a prazo??? só pode ser feito ao balcão??? Como é que não conseguiu falar comigo se ligou agora e atendi logo??? – disse assustada.
    Saliento que nunca fiz quaisquer pagamentos, transferências, nem utilizei o cartão MARTIX via net, apenas esporadicamente consultava o salto… mais para o final do mês! Foi por isso que não dei por isso!!!
    Claro que está entrega à Justiça… que é muito lenta, mas espero que não cega!!!
    O único “crime” que cometi… foi confiar o meu dinheiro!!! Aguardo que seja feita justiça e não confiem o vosso dinheiro a este banco….

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …