Cliente exige ao Montepio 28.600 euros que “voaram” em 4 dias da sua conta. Banco culpa a utilizadora

Uma mulher de Barcelos moveu uma ação em tribunal contra o banco Montepio, exigindo ser ressarcida dos 28.600 euros que em quatro dias desapareceram da sua conta, na sequência de burla informática.

Nas alegações finais do julgamento, que hoje decorreram no Tribunal de Barcelos, o advogado da autora da ação, Álvaro Matos Martins, disse que o banco foi “completamente negligente, por não ter agido perante a movimentação “de todo inusitada” da conta.

Lembrou que em causa estão “15 a 20″ movimentos diários, a maior parte dos quais a partir das 23h00 e quase todos do mesmo valor, feitos para pagamentos de bens e serviços à entidade 11249. Álvaro Martins sublinhou que se trata de uma “entidade fraudulenta”, que à data dos factos já teria sido bloqueada por outros bancos. “Não se percebe por que é que o Montepio não a bloqueou também”, referiu.

Os 59 movimentos na conta de Diana Brito, de 30 anos, ocorreram entre 4 e 7 de janeiro de 2017. Daqueles movimentos, 36 são do mesmo valor (483,80) e 18 foram feitos de forma consecutiva. Desapareceram da conta 28.600 euros, cerca de 14 mil dos quais referentes a prendas de casamento, que ocorreu poucos meses antes.

Após o banco se ter recusado a assumir responsabilidades, Diana moveu uma ação cível em tribunal, pela qual exige ser ressarcida daquele valor e respetivos juros, além de uma indemnização de 2.500 euros por danos não patrimoniais. Álvaro Martins alegou que em causa está “todo um quadro que saiu da normalidade de um cliente” que até ali nunca teria utilizado o homebanking para efetuar pagamentos, mas apenas para consultar o saldo. Por isso, considera que o banco deveria ter “barrado as operações”.

Já a advogada do Montepio, Teresa Taveira, alegou que o banco deu “integral cumprimento” aos seus deveres em matéria de homebanking e atribuiu a culpa a Diana Brito. Disse que, na altura dos factos, o banco não sofreu qualquer ataque informático e considerou que a queixosa terá fornecido todos os dados do cartão matriz em resposta a uma mensagem fraudulenta.

“Essa foi a única causa da fraude. A atitude dos utilizadores é o único elemento que os bancos não conseguem controlar”, acrescentou, sublinhando que são “constantes” os avisos aos clientes para não inserirem todos os dados do cartão.

A advogada do banco disse ainda que não há nenhuma prova de que a entidade 11249 estivesse bloqueada na banca em geral. A juíza titular do processo remeteu a sentença para 2019, sem data designada.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ao fim de 3 ou 4 movimentos, teria de ser pedido um tokem que seria enviado por sms. Por isso, acho que o banco não se protegeu convenientemente (a não ser que o telemóvel da cliente também tivesse sido “hackeada” a ponto de reenviar os sms para o burlão).

  2. De qualquer das formas, o seguro de compras associado aos cartões (os de crédito têm, mas os de débito não sei), pois na realidade não recebeu a mercadoria correspondente à compra que efetuou (ou que efetuarem por ela).

  3. O caso aconteceu em 2017… Talvez por isso é que o Montepio agora, para além do código do cartão matrix ainda exige um código enviado por SMS para o número de telemóvel registado na conta bancária.

  4. Infelizmente a mim aconteceu-me o mesmo!!! com o valor de 43.500, no dia 2/1/2017, fiz a escritura da venda de uma casa, depositei no Montepio de VFX numa conta a prazo. Nesse mesmo dia tiraram 15 mil para pagamento de comprar sempre para a mesma identidade… ao fim de 8 dias, a gestora que frequentemente contactava por e-mail e 2 números de telefone, ligou-me descontraidamente se andava a mexer no dinheiro e que já me tinha contactado há 3 dias, mas os contactos estavam inativos?
    Claro que não!!! Não é uma conta a prazo??? só pode ser feito ao balcão??? Como é que não conseguiu falar comigo se ligou agora e atendi logo??? – disse assustada.
    Saliento que nunca fiz quaisquer pagamentos, transferências, nem utilizei o cartão MARTIX via net, apenas esporadicamente consultava o salto… mais para o final do mês! Foi por isso que não dei por isso!!!
    Claro que está entrega à Justiça… que é muito lenta, mas espero que não cega!!!
    O único “crime” que cometi… foi confiar o meu dinheiro!!! Aguardo que seja feita justiça e não confiem o vosso dinheiro a este banco….

RESPONDER

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …

Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas. A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia …