Clérigo radical britânico condenado a pena de prisão

Andy Rain / EPA

O clérigo britânico Anjem Choudary foi considerado culpado de apoiar o Estado Islâmico

O clérigo britânico Anjem Choudary foi considerado culpado de apoiar o Estado Islâmico

O clérigo britânico Anjem Choudary, que tem sido acusado de encorajar jovens muçulmanos, foi condenado por apelar ao apoio ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) e enfrenta pena de cadeia.

Anjem Choudary, de 49 anos e o co-réu Mohammed Mizanur Rahman, de 33, colocaram uma série de vídeos no Youtube onde convidavam a apoiar o grupo e juravam fidelidade ao líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi.

Os dois réus foram condenados por apoiarem uma organização terrorista ilegal e mantêm-se em prisão preventiva, após terem sido julgados no mês passado, em Londres.

O veredicto não foi tornado público até agora devido a restrições legais.

Chowdary era o responsável britânico do Islam4UK, ou al-Muhajiroun, um grupo co-fundado por Omar Bakri Muhammad, que defendia a imposição da lei islâmica no Reino Unido e foi entretanto proibido.

Entre os radicalizados do Muhajiroun contam-se os bombistas suicidas que mataram 52 pessoas nos transportes públicos londrinos em julho de 2005 e os homens que mataram o soldado Lee Rigby na capital britânica em 2013.

A sentença está marcada para o dia 06 de setembro e Choudary enfrenta uma pena máxima de 10 anos de prisão.

O antigo advogado, que tem cinco filhos, já tinha sido notícia,  em 2011, por organizar em Londres um evento pró-Osama Bin Laden.

Choudary integrou também o grupo que queimou papoilas, símbolo que homenageia os mortos na Grande Guerra, durante um protesto no Dia do Armistício, em Londres, em 2010.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A esse terrorista era justo dar-lhe a ele a receita que ele apregoa para os não muçulmanos (infiéis). Isso bastaria para o calar definitivamente.

  2. Sinceramente, estou a chegar a um ponto em que já não tenho paciência pra esta escumalha islâmica radical que entende que pode impor o quer nos países dos outros.
    Já fui a países islâmicos e enquanto estive lá, respeitei sempre as suas tradições, as suas crenças e a sua Fé. Porque carga de água tem estes cretinos de vir para outro país e desrespeitar as outras pessoas que não se identificam com as crenças e tradições deles? Mas alguém os chamou cá? Precisamos desta gente para alguma coisa?
    Irra que é demais! Para mim queria que se lixasse a etiqueta e os brandos costumes europeus, era mas era correr com eles daqui pra fora. Vão pro raio que os parta!

  3. Qual prender, qual quê. O que ele quer é isso. Estão a dar-lhe importância demais e a estratégia dele é fazer-se de vitima, ainda por cima a comer, beber e dormir à conta do erário publico.
    Para mim espetava este gajo no avião e rua daqui pra fora. Era simplesmente expulso do país e não podia pôr mais os pés na europa nos próximos 100 anos. Fosse pregar pró deserto.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …