Clérigo do Irão que ajudou a fundar o Hezbollah morre de covid-19

O clérigo xiita Ali Akbar Mohtashamipour, que, como embaixador do Irão na Síria, ajudou a fundar o grupo libanês Hezbollah, morreu na segunda-feira por covid-19, aos 74 anos.

Mohtashamipour, que perdeu a mão direita num atentado a bomba, alegadamente executado por Israel, era aliado do antigo líder supremo do Irão, o Ayatollah Ruhollah Khomeini, tendo na década de 1970 formado alianças com grupos muçulmanos no Médio Oriente, relatou a agência AFP. Após a Revolução Islâmica, ajudou a fundar a Guarda Revolucionária paramilitar no Irão e, como embaixador na Síria, o Hezbollah.

Nos seus últimos anos, juntou-se à causa reformista no Irão, na esperança de mudar a teocracia da República Islâmica, apoiando os líderes da oposição Mir Hossein Mousavi e Mahdi Karroubi nos protestos do Movimento Verde do Irão, que se seguiram à reeleição em 2009 do então Presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Mohtashamipour morreu num hospital no norte de Teerão, após contrair o vírus, informou a agência de notícias estatal IRNA. O clérigo, que usava um turbante preto que o identificava na tradição xiita como um descendente direto do profeta Maomé do Islão, morava atualmente na cidade xiita de Najaf, no Iraque.

O atual líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, elogiou Mohtashamipour pelos seus “serviços revolucionários”, enquanto o Presidente Hassan Rouhani declarou que o clérigo “dedicou a sua vida para promover o movimento islâmico e a realização dos ideais da revolução”.

Ebrahim Raisi, principal candidato às eleições presidenciais do Irão da próxima semana, referiu que Mohtashamipour foi “um dos guerreiros sagrados a caminho da libertação de Jerusalém e um dos pioneiros na luta contra o regime sionista usurpador”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …