Clérigo do Irão que ajudou a fundar o Hezbollah morre de covid-19

O clérigo xiita Ali Akbar Mohtashamipour, que, como embaixador do Irão na Síria, ajudou a fundar o grupo libanês Hezbollah, morreu na segunda-feira por covid-19, aos 74 anos.

Mohtashamipour, que perdeu a mão direita num atentado a bomba, alegadamente executado por Israel, era aliado do antigo líder supremo do Irão, o Ayatollah Ruhollah Khomeini, tendo na década de 1970 formado alianças com grupos muçulmanos no Médio Oriente, relatou a agência AFP. Após a Revolução Islâmica, ajudou a fundar a Guarda Revolucionária paramilitar no Irão e, como embaixador na Síria, o Hezbollah.

Nos seus últimos anos, juntou-se à causa reformista no Irão, na esperança de mudar a teocracia da República Islâmica, apoiando os líderes da oposição Mir Hossein Mousavi e Mahdi Karroubi nos protestos do Movimento Verde do Irão, que se seguiram à reeleição em 2009 do então Presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Mohtashamipour morreu num hospital no norte de Teerão, após contrair o vírus, informou a agência de notícias estatal IRNA. O clérigo, que usava um turbante preto que o identificava na tradição xiita como um descendente direto do profeta Maomé do Islão, morava atualmente na cidade xiita de Najaf, no Iraque.

O atual líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, elogiou Mohtashamipour pelos seus “serviços revolucionários”, enquanto o Presidente Hassan Rouhani declarou que o clérigo “dedicou a sua vida para promover o movimento islâmico e a realização dos ideais da revolução”.

Ebrahim Raisi, principal candidato às eleições presidenciais do Irão da próxima semana, referiu que Mohtashamipour foi “um dos guerreiros sagrados a caminho da libertação de Jerusalém e um dos pioneiros na luta contra o regime sionista usurpador”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem que a Covid pelo menos terá sido útil para uma coisa

RESPONDER

Paul Givan é o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte

O Partido Unionista Democrático (DUP) nomeou, esta terça-feira, Paul Givan para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte, depois da demissão de Arlene Foster no final de abril. De acordo com a BBC, o Partido …

"Prestígio enorme para Portugal". Marcelo e Costa saúdam recondução de Guterres na ONU

O Presidente da República e o primeiro-ministro saudaram, esta terça-feira, o apoio do Conselho de Segurança das Nações Unidas à recandidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral. "Queria dizer-vos que é com muita alegria que …

Biden chega à Europa para discutir com amigos e avisar rivais

O Presidente dos EUA, Joe Biden, chega esta quarta-feira à Cornualha, para uma demorada e intensa visita à Europa, onde começará a reunir com aliados ocidentais e terminará a discutir com a velha rival Rússia. “Neste …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Um "prémio" e uma "mensagem". Bruxelas vai aprovar Plano de Recuperação de Portugal antes do Verão

A Comissão Europeia prepara-se para aprovar os Planos de Recuperação e Resiliência de Portugal e Espanha, no âmbito dos apoios europeus para a saída da crise provocada pela pandemia de covid-19. Será uma forma de …

Escolha de Costa para a Câmara do Porto não agradou ao PS

O até agora secretário de Estado da Mobilidade foi o escolhido para ser o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto, decisão que não agradou a vários socialistas. De acordo com o jornal Público, as …

Jovem agressora da criança atropelada no Seixal suspensa por 12 dias. "Não é um castigo"

A jovem de 13 anos envolvida num episódio de bullying que ficou registado em vídeo e culminou com o atropelamento de um colega de escola de 12 anos, foi suspensa por 12 dias. "Não é …

Há 53 praias sem sinais de poluição na água há três anos (e nenhuma é no Interior)

Portugal tem 53 praias com "Zero Poluição". A listagem foi feita pela associação ambientalista ZERO e só inclui praias costeiras, excluindo qualquer zona balnear do Interior, o que é um dado preocupante. "Alcobaça, Porto Santo e …

Com as "melhores regalias do Estado", Adão e Silva tem 5 anos para organizar comemorações do 25 de Abril

Salário de topo, motorista privado e uma equipa com, pelo menos, outras oito pessoas. Pedro Adão e Silva tem cinco anos para organizar as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O ex-secretário nacional do …

Daniel Bragança fez brilharete no Europeu e convenceu clubes alemães

Olheiros do Bayer Leverkusen e Wolfsburgo ficaram impressionados com o talento de Daniel Bragança. Os dois clubes germânicos ponderam apresentar uma proposta pelo jovem. Embora Portugal não tenha conseguido trazer o 'caneco' para casa, os jovens …

Vai ser mais difícil ter notas muito altas nos exames nacionais deste ano

Os exames nacionais vão manter o mesmo modelo do ano passado, mas o número de perguntas obrigatórias vai aumentar para tentar evitar as notas demasiado elevadas que se registaram em 2020. De acordo com o jornal …