Futuros cirurgiões estão a perder destreza (e a culpa é dos telemóveis)

Os aspirantes a cirurgiões estão a perder a destreza, isto porque passam demasiado tempo em frente a um ecrã e muito pouco a usar as mãos, alerta um professor de cirurgia do Imperial College, em Londres.

Os estudantes e Medicina, nomeadamente os aspirantes a cirurgiões, estão a perder a destreza nas mãos para suturar os pacientes. A culpa? Dos telemóveis.

À BBCRoger Kneebone, professor de cirurgia do Imperial College, em Londres, adianta que os jovens têm muita pouca experiência nas suas apetências técnicas que têm dificuldade em qualquer atividade no terreno.

“Este é um assunto importante e alarmante” refere o especialista, acrescentando que apesar de o estudantes terem melhores notas, não conseguem sequer suturar um paciente. Esta situação não é bom sinal, já que os estudantes se tornam “menos competentes e menos confiantes” a usar as mãos.

A culpa, afirma, é dos telemóveis. A utilização deste tipo de tecnologia é o grande responsável pelo declínio da destreza manual dos estudantes durante a última década. Parece não ser um grande problema, mas a verdade é que o trabalho dos cirurgiões depende muito da sua habilidade com as mãos – tato até como o seu conhecimento.

“No passado, eu e os meus colegas sabíamos que os alunos saiam da universidade a saber fazer certos gestões técnicos – costurar, suturar, cortar – mas já não é esse o caso.” Dsta forma, o professor defende que os alunos de Medicina devem ter uma educação mais equilibrada e mais prática.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …