Cirque du Soleil despediu 95% dos trabalhadores e pode ir à falência (mas vai dando shows online)

Cirque du Soleil

Cirque du Soleil – Dralion

O Cirque du Soleil pode ser mais uma vítima do coronavírus. A empresa que gere o circo está a analisar a possibilidade de declarar a falência devido a dívidas avultadas e depois de ter despedido 4700 trabalhadores. Enquanto isso disponibiliza vários dos seus espectáculos online.

Através da plataforma online CirqueConnect, é possível aceder a diversos espectáculos completos do Cirque du Soleil numa iniciativa que visa contribuir para “espalhar a alegria” pelo mundo, em tempos de tristeza marcados pela Covid-19.

“Agora, mais do que nunca, os nossos fãs precisam da distracção que o espectáculo traz, um descanso do caos“, sublinha uma das gestoras do Cirque du Soleil, Sheila Morin, referindo que o objectivo é contribuir para “fazer chegar um pouco de alegria, ainda que seja à distância”.

Este não é propriamente um tempo de alegria para o circo que despediu há dias 4700 funcionários, após ter sido obrigado a cancelar diversos espectáculos em diferentes locais do mundo devido à pandemia de coronavírus. O lay off envolveu 95% dos trabalhadores da companhia com sede em Montreal, no Canadá.

Agora, a companhia está a avaliar a possibilidade de decretar a falência, uma vez que tem dívidas da ordem dos 900 milhões de dólares, como avança a agência Reuters.

Os credores da companhia também estão em conversações com consultores do Cirque du Soleil para aferir como é que o grupo pode pagar as suas dívidas.

O cancelamento de espectáculos devido ao coronavírus deve resultar em elevadas perdas para a companhia que foi adquirida por um consórcio internacional constituído pela empresa de investimentos norte-americana TPG e pelo grupo chinês Fosun em 2015. O consórcio adquiriu 80% do Cirque du Soleil, com o Governo do Quebeque a ficar com 10% da empresa detentora do circo.

Enquanto a incerteza marca o futuro do Cirque du Soleil, a companhia utiliza a plataforma online CirqueConnect para mostrar ao mundo os seus espectáculos, incluindo vídeos e conteúdos de realidade virtual que permitem “subir ao cenário e entrar no coração de alguns dos momentos mais emocionantes do Cirque du Soleil”. Descarregar a aplicação de Realidade Virtual tem um custo de 6 dólares.

A plataforma online inclui ainda tutoriais para as pessoas poderem treinar com profissionais do Cirque du Soleil ou para aprenderem técnicas de maquilhagem com eles.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …