Cirque du Soleil vendido a investidores norte-americanos e chineses

O Cirque du Soleil foi vendido, por um montante não divulgado, a um consórcio dirigido pela empresa de investimentos norte-americana TPG e que inclui o investidor chinês Fosun, anunciou o grupo canadiano de espetáculo.

Os novos proprietários pretendem expandir o Cirque du Soleil na China, indicou o grupo em comunicado.

A TPG detém uma participação maioritária na empresa, ao passo que o seu fundador, Guy Laliberté, conservará uma participação minoritária e continuará a fazer parte da direção estratégica e artística do grupo.

Apesar de os termos do negócio não terem sido divulgados, a imprensa canadiana noticiou esta segunda-feira que a TPG, que também investiu na empresa Uber e no Caesars Palace, em Las Vegas, comprou uma participação de 60% da empresa avaliada em 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros).

A Fosun Capital, que no mês passado ganhou uma guerra de licitação pela empresa de férias francesa Club Med, fica com 20%. E o Governo do Quebeque, através do seu ramo de investimentos Caisse de Depot et Placement, ficou com 10% da empresa circense criada em 1984 por Laliberté.

“Depois de 30 anos a construir a marca Cirque du Soleil, encontrámos agora os parceiros ideais na TPG, na Fosun Capital e na Caisse para levar o Cirque du Soleil para a próxima etapa na sua evolução enquanto empresa fundada com a convicção de que as artes e os negócios, juntos, podem contribuir para fazer um mundo melhor”, declarou Laliberté em comunicado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.