Os comentários de cinco leitores custaram 100 mil euros a um jornal online

 

(dr) Malaysiakini

Redação do jornal online Malaysiakini.

Um tribunal malaio condenou um jornal online a pagar 100 mil euros devido a cinco comentários de utilizadores a criticarem o judiciário do país.

Tal como o ZAP, muitos outros jornais online permitem aos seus leitores comentarem as notícias no fim dos artigos. A prática é bastante comum, mas pode ter saído bem caro a um jornal online da Malásia. Um tribunal decidiu que o site era legalmente responsável pelos comentários de leitores considerados insultuosos ao judiciário malaio.

O jornal Malaysiakini foi considerado culpado por desacatos, e o tribunal condenou-o a pagar uma multa de cerca de 100 mil euros devido a cinco comentários deixados por utilizadores, escreve o The New York Times.

O editor do jornal, Steven Gan, disse que a pesada multa foi uma tentativa de levar o Malaysiakini à falência. “Isto terá um impacto terrível e assustador nas discussões de questões de interesse público e será um golpe fatal na nossa campanha contínua de combate à corrupção“, disse Gan após a audiência.

Alguns leitores e apoiantes disseram que Gan e o Malaysiakini estavam a ser punidos pela cobertura noticiosa do jornal, que tem sido critico do Governo e que serve de voz à oposição na Malásia.

Os comentários dos leitores foram feitos numa notícia sobre o sistema judicial da Malásia. Embora tenham sido posteriormente removidos, não foi suficiente para evitar as acusações legais. O painel de juízes considerou que o jornal deveria ter examinado e eliminado os comentários.

A multa imposta acaba por ser bem superior à pedida pelos procuradores, que sugeriram uma coima de cerca de 40 mil euros.

Poucas horas depois de conhecido o veredito, um grupo de doadores lançou uma angariação de fundos que reuniu mais do que dinheiro suficiente para pagar a multa de 100 mil euros, de acordo com o próprio Malaysiakini. O jornal ainda está a deliberar qual o destino dos fundos excedentes.

Agradecemos aos nossos leitores e apoiantes por nos ajudarem, mesmo quando certamente muitos estão a passar por momentos difíceis durante esta pandemia”, disse o CEO do jornal online, Premesh Chandran.

“Isto espelha tudo o que é certo e errado neste país. Que o Rakyat [partido socialista da Malásia] está disposto a dar um passo em frente e fazer a sua parte para que as suas vozes sejam ouvidas e para tornar o país melhor, e contribuir para corrigir os erros”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …