Um em cada cinco britânicos finge estar doente para ficar a ver séries

Um em cada cinco telespectadores britânicos finge estar doente e telefona a dizer que não pode ir trabalhar para ficar em casa a ver séries de televisão.

Segundo uma sondagem da Radio Times, revelada pelo jornal britânico The Guardian, metade dos inquiridos admite assistir a mais de oito horas de uma série de uma só vez. É de facto um vício e há quem ache que é mesmo uma doença.

Ligar para o trabalho a dizer-se doente é, de acordo com o jornal, geralmente associado a ressacas, a feriados ou a doenças verdadeiras. Mas agora os programas de televisão parecem concorrer para uma fatia considerável de pessoas dizer-se doente.

A uma pesquisa da Radio Times, feita junto de 5 500 pessoas, 18% das pessoas responderam que ficaram “doentes” em casa especificamente para ver séries de TV.

Este fenómeno de “binge-watching”, como descrevem os anglo-saxões, que se pode traduzir por compulsão para ver, surgiu em 2013, quando a Netflix permitiu que os telespectadores assistissem à primeira temporada inteira de House of Cards de uma só vez.

Desde então os padrões de visualização da televisão alteraram-se profundamente, deixando de ser necessário esperar por um determinado horário de um certo dia da semana para acompanhar a série de TV favorita.

“A ascensão dos gigantes de streaming nos Estados Unidos e a tradicional adoção de serviços de streaming e catch-up pelos radiodifusores britânicos mudaram fundamentalmente o modo como consumimos televisão”, apontou Tim Glanfield, diretor editorial da Radio Times.

“Para muitos, a ideia de esperar uma semana para um novo episódio ou um ano para uma nova série é a exceção e não a regra em 2019. Ser capaz de descobrir e depois devorar horas de um programa de uma vez é a nova norma”, constatou.

Com a vontade de ver o que se segue, também há quem perca horas de sono: 80% dos que responderam ao inquérito da Radio Times confirmaram ter retardado a hora de sono para continuar a ver uma séria. Investigadores apontaram ainda que espetadores compulsivos são mais propensos a experimentar ansiedade, stress elevado e depressão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não pode ser!…
    Toda a gente sabe que o britânicos são indivíduos exemplares, como ainda se viu este dias perto de alguns estádios portugueses…

RESPONDER

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …