Cinco autarquias estão em rutura financeira

Jose A. / Wikimedia

Marina de Vila Real de Santo António

A dívida total dos municípios melhorou, mas há ainda há 27 municípios que continuam acima do limite legal previsto. Desses, cinco estão em situação de rutura financeira.

Segundo o Conselho de Finanças Públicas (CFP), a dívida total dos municípios melhorou em quase 500 milhões de euros no ano passado. No entanto, há 27 municípios que continuam acima do limite legal previsto e, desses, cinco estão em situação de rutura financeira.

No relatório Execução orçamental da Administração Local 2017, divulgado esta quarta-feira, o CFP revela que a dívida total dos municípios diminuiu cerca de 5.033 milhões de euros em 2016 para 4.540 milhões de euros em 2017. Ainda assim, no final de 2017, “27 dos 308 municípios encontravam-se acima do limite da dívida total”.

A Lei das Finanças Locais (LFL) estabelece que a dívida total não pode ultrapassar, em 31 de dezembro de cada ano, 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três exercícios anteriores, explica a TSF.

Entre os 27 municípios, 15 têm rácios a dívida entre 150% e 225%: Alandroal, Alpiarça, Celorico da Beira, Covilhã, Évora, Freixo de Espada à Cinta, Gondomar, Lamego, Mourão, Nazaré, Reguengos de Monsaraz, Santa Comba Dão, Santarém, Tabuaço e Tarouca.

Já com rácios da dívida entre 225% e 300% estão Alfândega da Fé, Aveiro, Fundão, Paços de Ferreira, Portimão, Seia, Vila Nova de Poiares. Em rutura financeira, com rácios de 300%, estão Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António.

“O número de municípios em situação de rutura financeira (definida pela Lei das Finanças Locais como aqueles municípios em que o rácio da dívida total é superior a 300%) diminuiu de 7 para 5”, refere o CFP. Isto significa que 80% dos municípios se encontram em situação de equilíbrio financeiro, com rácios abaixo dos 100%.

A “evolução favorável em 2017 resulta num menor número de municípios que teria de recorrer a mecanismos de recuperação financeira ou de saneamento financeiro“, revela o CFP.

De acordo com a LFL, dos restantes 59 municípios, 32 municípios devem aderir facultativamente ao Saneamento Financeiro (com rácios entre 100% e 150%), 15 têm adesão obrigatória ao Saneamento Financeiro (rácio entre 150% e 225%), 7 podem optar entre a adesão obrigatória ao Saneamento Financeiro ou ao FAM (rácio entre 225% e 300%) e 5 têm adesão obrigatória ao FAM (rácio superior a 300%).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O lado perverso deste sistema democrático reside no facto dos governos e dos municípios governarem em função do ciclo eleitoral seguinte. Isso leva a que se governe, não a bem do povo, mas em função dos interesses partidários e pessoais.

  2. Aveiro com anos de CDS só podia dar em bancarrota da grossa!!!Mas os burros dos aveirenses voltaram a lá colocar o CDS por isso devem gostar de ter uma Aveiro destruída!!!

  3. Siga a marcha que qualquer dia voltam cá os de sempre…. não há 3 sem 4. Já cá estiverem por 3 vezes e a quarta está a caminho.

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …