Cinco autarquias estão em rutura financeira

Jose A. / Wikimedia

Marina de Vila Real de Santo António

A dívida total dos municípios melhorou, mas há ainda há 27 municípios que continuam acima do limite legal previsto. Desses, cinco estão em situação de rutura financeira.

Segundo o Conselho de Finanças Públicas (CFP), a dívida total dos municípios melhorou em quase 500 milhões de euros no ano passado. No entanto, há 27 municípios que continuam acima do limite legal previsto e, desses, cinco estão em situação de rutura financeira.

No relatório Execução orçamental da Administração Local 2017, divulgado esta quarta-feira, o CFP revela que a dívida total dos municípios diminuiu cerca de 5.033 milhões de euros em 2016 para 4.540 milhões de euros em 2017. Ainda assim, no final de 2017, “27 dos 308 municípios encontravam-se acima do limite da dívida total”.

A Lei das Finanças Locais (LFL) estabelece que a dívida total não pode ultrapassar, em 31 de dezembro de cada ano, 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três exercícios anteriores, explica a TSF.

Entre os 27 municípios, 15 têm rácios a dívida entre 150% e 225%: Alandroal, Alpiarça, Celorico da Beira, Covilhã, Évora, Freixo de Espada à Cinta, Gondomar, Lamego, Mourão, Nazaré, Reguengos de Monsaraz, Santa Comba Dão, Santarém, Tabuaço e Tarouca.

Já com rácios da dívida entre 225% e 300% estão Alfândega da Fé, Aveiro, Fundão, Paços de Ferreira, Portimão, Seia, Vila Nova de Poiares. Em rutura financeira, com rácios de 300%, estão Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António.

“O número de municípios em situação de rutura financeira (definida pela Lei das Finanças Locais como aqueles municípios em que o rácio da dívida total é superior a 300%) diminuiu de 7 para 5”, refere o CFP. Isto significa que 80% dos municípios se encontram em situação de equilíbrio financeiro, com rácios abaixo dos 100%.

A “evolução favorável em 2017 resulta num menor número de municípios que teria de recorrer a mecanismos de recuperação financeira ou de saneamento financeiro“, revela o CFP.

De acordo com a LFL, dos restantes 59 municípios, 32 municípios devem aderir facultativamente ao Saneamento Financeiro (com rácios entre 100% e 150%), 15 têm adesão obrigatória ao Saneamento Financeiro (rácio entre 150% e 225%), 7 podem optar entre a adesão obrigatória ao Saneamento Financeiro ou ao FAM (rácio entre 225% e 300%) e 5 têm adesão obrigatória ao FAM (rácio superior a 300%).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O lado perverso deste sistema democrático reside no facto dos governos e dos municípios governarem em função do ciclo eleitoral seguinte. Isso leva a que se governe, não a bem do povo, mas em função dos interesses partidários e pessoais.

  2. Aveiro com anos de CDS só podia dar em bancarrota da grossa!!!Mas os burros dos aveirenses voltaram a lá colocar o CDS por isso devem gostar de ter uma Aveiro destruída!!!

  3. Siga a marcha que qualquer dia voltam cá os de sempre…. não há 3 sem 4. Já cá estiverem por 3 vezes e a quarta está a caminho.

RESPONDER

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …

Pais da bebé Matilde já ajudaram 38 crianças

Os pais da bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, ajudaram 38 crianças com os cerca de dois milhões de euros angariados através de uma campanha de solidariedade. Na página de Facebook "Matilde, uma bebé …