Cientistas criam “cimento eletrificado” que transforma as estradas em baterias gigantes

Uma mistura de cimento, água e carbono negro transforma o cimento num supercondensador que pode ser usado em estradas e nas fundações de prédios.

Num estudo inovador publicado na PNAS, cientistas do MIT e da Universidade de Harvard descobriram uma forma de transformar o cimento num enorme supercondensador, abrindo possibilidades para um armazenamento de energia ilimitado nas fundações de edifícios e estradas.

O material recém-desenvolvido, feito com uma combinação de cimento, água e carbono negro – uma substância semelhante a um carvão fino criado durante processos de combustão incompleta – age como um nanocompósito condutor.

As partículas de carbono negro agregam-se nos vazios deixados pela água absorvida pelo cimento, formando formas semelhantes a tentáculos que aumentam a condutividade, permitindo que o cimento funcione como um supercondensador.

Os supercondensadores, semelhantes a baterias, podem armazenar e libertar energia elétrica, mas a uma velocidade muito mais rápida. Podem ser carregados com um material eletrolítico padrão como o cloreto de potássio, que fornece as partículas carregadas necessárias para armazenar e libertar energia.

Apesar do seu tamanho atualmente pequeno, equivalente à energia de algumas lâmpadas LED, estes supercondensadores de cimento têm um potencial promissor devido aos materiais baratos e abundantes usados. O objetivo da equipa é criar um supercondensador equivalente ao tamanho de uma bateria de automóvel.

Em teoria, uma casa com uma fundação feita a partir do cimento supercondensador poderia armazenar energia renovável suficiente para alimentar a habitação durante um dia inteiro.

O cimento eletrificado também poderia ser usado em estradas para carregar veículos elétricos à medida que passam, um conceito já a ser explorado em vários projetos de pesquisa.

No entanto, há uma troca entre a capacidade de armazenamento e a resistência estrutural, sendo precisas adaptações e estudos adicionais sobre o impacto nas fundações dos edifícios.

As descobertas indicam que esta tecnologia de supercondensadores de cimento pode ser empregada para armazenamento de energia em massa tanto em ambientes residenciais como industriais, revolucionando o armazenamento de energia em estradas auto-carregáveis.

ZAP //

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