Cimeira UE-Índia adiada para quando puder ser presencial

António Cotrim / Lusa

A cimeira bilateral com a Índia, que deveria acontecer durante a presidência portuguesa da União Europeia (UE) foi adiada para quando puder ser feita presencialmente, confirmou esta terça-feira o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Em audiência na Comissão de Assuntos Europeus, Augusto Santos Silva respondia a uma pergunta do deputado comunista Bruno Dias sobre a cimeira bilateral que chegou a estar anunciada para maio, no Porto.

No sábado, acontecerá apenas a Reunião de Líderes União Europeia (UE)-Índia, na qual o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, “participará por videoconferência”, adiantou Santos Silva.

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis espera que a cimeira entre líderes da UE e da Índia sirva para “intensificar a cooperação” entre Bruxelas e Nova Deli, ditando os “próximos passos” na agenda comercial.

“Na semana passada tivemos um diálogo de alto nível sobre comércio e investimento e, basicamente, (…) destinava-se a preparar a reunião de líderes, pelo que a Cimeira UE-Índia servirá para fazer o ponto da situação da nossa agenda comercial e decidir sobre os próximos passos”, afirmou Dombrovskis, em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas.

“Aguardamos certamente com expectativa a intensificação da nossa cooperação, das nossas relações com a Índia, que também diz respeito a áreas como o comércio, como o investimento, mas também a outras áreas políticas”, elencou.

A UE e a Índia são importantes parceiros comerciais e há vários anos que os dois blocos mantêm contacto permanente e tentam negociar um acordo de comércio livre e de investimento. Paradas desde 2013, as negociações são atualmente consideradas vitais para responder à ascensão económica da China.

Portugal estabeleceu como uma das suas prioridades para a presidência rotativa da UE a diversificação das relações com os parceiros do Indo-Pacífico, nomeadamente com a Índia.

A situação pandémica na Índia “agravou-se bastante” e Portugal está a prestar apoio através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, indicou.

A Índia ultrapassou esta terça-feira os 20 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia e continua a ser um dos países com maior número de novas mortes.

Na semana passada, os canais de televisão e as redes sociais na Índia foram inundados com imagens de crematórios sobrelotados e hospitais desesperados com a falta de oxigénio.

Já morreram mais de 222 mil pessoas com a doença no país.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …