/

Cimeira entre Trump e Kim marcada para 12 de junho em Singapura

Donald Trump e Kim Jong-un vão encontrar-se a 12 de junho em Singapura. O anúncio surge no dia em que foram libertados três prisioneiros norte-americanos na Coreia do Norte.

O Presidente norte-americano Donald Trump anunciou esta quinta-feira que a cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte está marcada para o dia 12 de junho, terça-feira, em Singapura.

Esta cimeira será a primeira da história entre os líderes norte-americanos e norte-coreanos. O anúncio foi feito por Trump no Twitter. “O muito antecipado encontro entre Kim Jong-un e eu vai ter lugar em Singapura, a 12 de junho. Vamos tentar torná-lo num momento muito especial para a paz no mundo”, escreveu.

A data e o local da cimeira ficou acertada esta semana, durante a visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, a Pyongyang, para acompanhar a libertação de três norte-americanos que estavam detidos na Coreia do Norte. Esta decisão de os libertar foi, desde logo, encarada como um gesto de boa vontade.

Na passada quarta-feira, Kim Jong-un afirmou que o encontro com Donald Trump seria uma “reunião histórica”, defendendo que este é “um excelente primeiro passo na direção da promoção do desenvolvimento positivo da situação na península coreana e na construção de um bom futuro”.

Os três prisioneiros norte-americanos já aterraram em Washington. Segundo o Observador, à chegada do avião à base aérea militar de Andrews, Kim Dong Chul, Kim Hak-song e Kim Sang Duk tinham à sua espera o Presidente norte-americano e a primeira dama, Melania Trump.

Na cimeira, os dois líderes deverão discutir sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. Nos últimos dias, Singapura tem sido o local preferido entre as autoridades de Washington, que veem a neutralidade da cidade-estado como uma vantagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.