Cimeira entre Trump e Kim marcada para 12 de junho em Singapura

Donald Trump e Kim Jong-un vão encontrar-se a 12 de junho em Singapura. O anúncio surge no dia em que foram libertados três prisioneiros norte-americanos na Coreia do Norte.

O Presidente norte-americano Donald Trump anunciou esta quinta-feira que a cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte está marcada para o dia 12 de junho, terça-feira, em Singapura.

Esta cimeira será a primeira da história entre os líderes norte-americanos e norte-coreanos. O anúncio foi feito por Trump no Twitter. “O muito antecipado encontro entre Kim Jong-un e eu vai ter lugar em Singapura, a 12 de junho. Vamos tentar torná-lo num momento muito especial para a paz no mundo”, escreveu.

A data e o local da cimeira ficou acertada esta semana, durante a visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, a Pyongyang, para acompanhar a libertação de três norte-americanos que estavam detidos na Coreia do Norte. Esta decisão de os libertar foi, desde logo, encarada como um gesto de boa vontade.

Na passada quarta-feira, Kim Jong-un afirmou que o encontro com Donald Trump seria uma “reunião histórica”, defendendo que este é “um excelente primeiro passo na direção da promoção do desenvolvimento positivo da situação na península coreana e na construção de um bom futuro”.

Os três prisioneiros norte-americanos já aterraram em Washington. Segundo o Observador, à chegada do avião à base aérea militar de Andrews, Kim Dong Chul, Kim Hak-song e Kim Sang Duk tinham à sua espera o Presidente norte-americano e a primeira dama, Melania Trump.

Na cimeira, os dois líderes deverão discutir sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. Nos últimos dias, Singapura tem sido o local preferido entre as autoridades de Washington, que veem a neutralidade da cidade-estado como uma vantagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …