Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e “erro” na comida da PSP)

Tiago Petinga / EPA

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

António Costa com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, na Cimeira Social no Porto.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a “trabalhar em prol de uma Europa social”. Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos agentes da PSP e uma factura de cerca de um milhão de euros.

A Estrutura de Missão da Presidência Portuguesa da União Europeia (UE) gastou cerca de um milhão de euros na organização da Cimeira Social no Porto.

As contas são avançadas pelo Correio da Manhã (CM) que refere que estão em causa “dezenas de contratos” por ajuste directo para o fornecimento de vários itens, como, por exemplo, máscaras anti-covid, prendas institucionais, comida, bebidas, alcatifas, automóveis, palcos e sistemas de som, entre outros.



Além disso, há também os gastos com as estadias em hotéis para as comitivas dos vários países que participaram na Cimeira.

As despesas da presidência portuguesa da UE já tinham sido destacadas pelo site internacional Politico que noticiou “gastos incomuns” com “um centro de imprensa vazio” e “milhares de euros para bebidas e centenas de fatos”.

Sindicato da PSP indignado com comida “degradante”

Para a história da Cimeira Social no Porto fica ainda a indignação dos agentes da polícia destacados para fazerem a segurança do evento com as refeições que lhes foram distribuídas pela organização.

Muitos dos mais de 6 mil agentes destacados para a Cimeira foram deslocados pela PSP de comandos noutras cidades e “receberam sandes, sumos, uma pequena caixa com bolos, e uma embalagem com batatas assadas, como alimentação para as refeições de almoço e jantar”, como avança o CM com base em declarações do presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), Mário Andrade.

“Consideramos degradante que os agentes recebam estes alimentos para um dia inteiro de trabalho. Muitos estão fora do seu local de trabalho e de residência e não têm alternativas”, aponta Mário Andrade neste jornal.

Uma fonte oficial da Direcção-Nacional da PSP assegura, entretanto, ao mesmo diário, que “foi um erro” e que “não foi nada disto que ficou combinado com a estrutura de missão que organiza a Cimeira Social”.

“Já sinalizámos o nosso desagrado por esta situação, e o Director-Nacional ordenou que os agentes recebessem em dinheiro o valor do almoço desta sexta-feira (consumido da comida entregue pela estrutura de missão), e que daqui até domingo, quando termina a Cimeira, recebam as refeições que tinham ficado combinadas”, salienta a mesma fonte ao CM.

Declaração do Porto firma compromisso com “Europa Social”

Na conclusão da Cimeira Social do Porto, fica o compromisso dos chefes de Estado e de Governo da UE no sentido de “aprofundar a implementação” do Pilar Europeu dos Direitos Sociais como um “elemento fundamental da recuperação” pós-crise pandémica.

“A sua implementação reforçará o impulso da União no sentido de uma transição digital, verde e justa e contribuirá para alcançar uma convergência social e económica ascendente e para enfrentar os desafios demográficos”, sublinham os líderes europeus na Declaração do Porto, firmada na conclusão da Cimeira, neste sábado.

No documento, vinca-se que “à medida que a Europa se recupera gradualmente da pandemia de covid-19, a prioridade será passar da protecção à criação de empregos e melhorar a qualidade do emprego, onde as pequenas e médias empresas (incluindo as empresas sociais) desempenham um papel fundamental”.

Para tal, fica o “compromisso com a unidade e a solidariedade”, o que “também significa assegurar a igualdade de oportunidades para todos e que ninguém seja deixado para trás”, reforça ainda a Declaração.

Polémica com a palavra “género”

Um ponto polémico da Declaração do Porto diz respeito à utilização da palavra “género” que foi contestada, mas não bloqueada ao nível do Conselho pela Polónia e pela Hungria.

Nessa parte, os líderes europeus comprometem-se a “intensificar esforços para combater a discriminação” e a “trabalhar activamente para reduzir as disparidades de género no emprego, remuneração e pensões e para promover a igualdade e justiça para cada indivíduo”.

“A Europa deve ser o continente da coesão social e da prosperidade”, sustentam ainda, reforçando o “compromisso de trabalhar em prol de uma Europa social“.

A Cimeira Social que arrancou na sexta-feira teve no centro da agenda o plano de acção do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, apresentado pela Comissão Europeia em Março passado.

Este plano prevê 3 grandes metas para 2030: ter pelo menos 78% da população empregada, 60% dos trabalhadores a receberem formação anualmente e retirar 15 milhões de pessoas, cinco milhões das quais crianças, das condições de risco de pobreza e exclusão social.

O objectivo era, nesta Cimeira Social, obter um compromisso político forte sobre um programa com medidas concretas para executar esse Pilar Social Europeu, com um texto não vinculativo de 20 princípios para promover os direitos sociais na Europa aprovado em Gotemburgo (Suécia) em Novembro de 2017.

O texto defende um funcionamento mais justo e eficaz dos mercados de trabalho e dos sistemas de protecção social, nomeadamente ao nível da igualdade de oportunidades, acesso ao mercado de trabalho, protecção social, cuidados de saúde, aprendizagem ao longo da vida, equilíbrio entre vida profissional e familiar e igualdade salarial entre homens e mulheres.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo qual a surpresa dos Senhores Agentes: as suas refeições foram apenas o exemplo daquilo que se pretende combater. O objectivo não é uma cimeira social para diminuir as desigualdades? Agora é assim: a PSP come aquilo que se viu e leu e as elites repastam-se com opíparos almoços. Na próxima cimeira social, em resultado das conquistas e compromissos obtidos nesta, já terão uma sandes de coirato, um pastel de bacalhau e uma “mine”…

  2. Não deixa de ser irónico e bem ilustrativo da realidade: uma cimeira social, que deixa para pagar a um país pobre (Portugal) uma despesa de 1 milhão de euros, e que trata de forma tremendamente desigual as pessoas.
    O circo continua…

  3. Quanto à refeição, nada má! E se fosse uma ração de combate? Não foi para isso mesmo que foram para aí para dar porrada em quem arriscasse abrir o bico?

  4. Só me parece que é uma refeição planeada á pressa quando o evento já se sabia que ia acontecer á algum tempo. E não digo que seja má. Agora falta saber é quanto é que este manjar custou!!

  5. Foi de imediato, em cima do acontecimento, a incomodidade dos nossos políticos de baixo nível, sejam os Políticos dos Partidos, dos Sindicatos, das Associações, da chamada Comunicação Social, o que quer dizer que me*[email protected] por [email protected] o melhor é deixar a que está, porque já estamos experimentados que se Mexermos muito acabamos por apanhar com uma me**@ tipo Passos Coelho. Pelo menos com esta m***@ vamos caminhando para a Frente, que é claramente diferente de com a outra M**[email protected] será Caminhar para trás.

  6. A PSP afinal não ganha tão mal como pintão, estão habituados a bola alimentação, mesmo em serviço, razão porque são insensíveis ao prender um desgraçado que roube uma lata de conserva para matar a fome.
    É cada vez mais notória é Urgente a População se mobilizar para a exigência da criação de uma Televisão que sirva o País, que sirva os Portugueses, que voltemos a ter um Tipo de RTP (Não esta, cheia de vícios e compromissos) Nova, de raíz, com pessoal qualificado e com exclusão formações em Sindicatos e Partidos Políticos, que passemos a ter Televisão como antes das televisões Privadas que vieram estragar tudo, ficando sem informação Livre e independente, sem qualidade na Programação, sem Desporto Futebol, Cinema, Variedades, etc.
    Foi de imediato, em cima do acontecimento, clara a incomodidade dos nossos políticos de baixo nível, sejam os Políticos dos Partidos, dos Sindicatos, das Associações, da chamada Comunicação Social, o que quer dizer que me*[email protected] por [email protected] o melhor é deixar a que está, porque já estamos experimentados que se Mexermos muito acabamos por apanhar com uma me**@ tipo Passos Coelho. Pelo menos com esta m***@ vamos caminhando para a Frente, que é claramente diferente de com a outra M**[email protected] será Caminhar para trás.

  7. Já diz o ditado:”tirar a m***@ de um gajo é fácil, tirar um gajo da m***@ é difícil”. Por isso acho que és um caso perdido!!

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …