Cientistas usam sombras para ensinar robôs a “sentir” o toque

Uma equipa de cientistas da Universidade Cornell está à procura de uma abordagem simples, usando câmaras de imagem de sombra, para permitir que os robôs saibam quando estão a ser tocados.

Conhecido como ShadowSense, o sistema experimental incorpora uma câmara comum ligada a um computador portática com USB, localizada sob uma “pele” translúcida não eletrónica num robô de corpo macio, explica o NewAtlas.

Quando uma pessoa alcança o robô, a luz ambiente projeta uma sombra da sua mão sobre a pele. A câmara rastreia essa sombra do outro lado da pele – dentro do robô -, utilizando algoritmos baseados em aprendizagem de máquina para determinar quando a mão está realmente a tocar na pele, que área da pele está a torcar e que gesto está a fazer.

Desta forma, o ShadowSense não só consegue dizer quando e onde o robô está a ser tocado, mas também pode atribuir diferentes comandos a diferentes gestos de toque.

O atual protótipo de robô consegue diferenciar entre tocar com a palma da mão, dar um murro, tocar com as duas mãos, abraçar, apontar e não tocar. A tecnologia consegue fazê-lo com entre 87,5% de 96% de precisão, dependendo da intensidade e da direcão da iluminação.

Os investigadores apontam que as aplicações da tecnologia não se limitam à robótica, uma vez que também poderia ser usada em telas sensíveis ao toque ou aparelhos eletrónicos.

O ShadowSense ainda tem algumas limitações – não só é necessária uma fonte de luz, mas como também a câmara deve estar localizada dentro da linha de visão da parte interativa da pele. O uso de espelhos ou lentes pode ajudar a resolver o problema.

“O toque é um modo de comunicação tão importante para a maioria dos organismos, mas tem estado virtualmente ausente da interação humano-robô“, disse o cientista-chefe Guy Hoffman, em comunicado. “Uma das razões é que o toque de corpo inteiro costumava exigir um grande número de sensores e, portanto, não era prático de implementar. Esta pesquisa oferece uma alternativa de baixo custo”.

Este estudo foi publicado em dezembro na revista científica Proceedings of the Association for Computing Machinery on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …