Cientistas usam sombras para ensinar robôs a “sentir” o toque

Uma equipa de cientistas da Universidade Cornell está à procura de uma abordagem simples, usando câmaras de imagem de sombra, para permitir que os robôs saibam quando estão a ser tocados.

Conhecido como ShadowSense, o sistema experimental incorpora uma câmara comum ligada a um computador portática com USB, localizada sob uma “pele” translúcida não eletrónica num robô de corpo macio, explica o NewAtlas.

Quando uma pessoa alcança o robô, a luz ambiente projeta uma sombra da sua mão sobre a pele. A câmara rastreia essa sombra do outro lado da pele – dentro do robô -, utilizando algoritmos baseados em aprendizagem de máquina para determinar quando a mão está realmente a tocar na pele, que área da pele está a torcar e que gesto está a fazer.

Desta forma, o ShadowSense não só consegue dizer quando e onde o robô está a ser tocado, mas também pode atribuir diferentes comandos a diferentes gestos de toque.

O atual protótipo de robô consegue diferenciar entre tocar com a palma da mão, dar um murro, tocar com as duas mãos, abraçar, apontar e não tocar. A tecnologia consegue fazê-lo com entre 87,5% de 96% de precisão, dependendo da intensidade e da direcão da iluminação.

Os investigadores apontam que as aplicações da tecnologia não se limitam à robótica, uma vez que também poderia ser usada em telas sensíveis ao toque ou aparelhos eletrónicos.

O ShadowSense ainda tem algumas limitações – não só é necessária uma fonte de luz, mas como também a câmara deve estar localizada dentro da linha de visão da parte interativa da pele. O uso de espelhos ou lentes pode ajudar a resolver o problema.

“O toque é um modo de comunicação tão importante para a maioria dos organismos, mas tem estado virtualmente ausente da interação humano-robô“, disse o cientista-chefe Guy Hoffman, em comunicado. “Uma das razões é que o toque de corpo inteiro costumava exigir um grande número de sensores e, portanto, não era prático de implementar. Esta pesquisa oferece uma alternativa de baixo custo”.

Este estudo foi publicado em dezembro na revista científica Proceedings of the Association for Computing Machinery on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …