O aquecimento global provoca insónias

A mudança climática está fazer com que muita gente perca o sono, literalmente. E as noites em claro podem tornar-se ainda mais frequentes, colocando a vida da população em risco.

De acordo com o estudo publicado na Science Advances, a cada grau que aumenta numa cidade, os moradores podem perder, no total, três noites de sono por mês. Os cientistas revelam que o efeito do aquecimento global no sono será mais crítico no verão e afetará mais os idosos.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas recolheram dados da temperatura de 219 cidades americanas e relacionaram com os relatos de noites mal dormidas de 765 mil moradores, entre 2002 a 2011.

Depois, construíram 21 modelos matemáticos considerando fatores geográficos e características específicas de cada localidade. O resultado, como previsto, mostrou uma relação direta entre noites mais quentes e falta de sono.

A falta de sono aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, podendo também limitar a capacidade de responder a estímulos e prejudicar a tomada de decisões.

Segundo o principal autor do estudo, Nick Obradovich, da Universidade de Harvard, as insónias podem dificultar a reparação muscular, comprometer o funcionamento do sistema imunológico, desregular o metabolismo e aumentar o mau humor e a depressão.

“O sono é fundamental para todos os aspetos de nossas vidas, portanto ter o clima a interrompê-lo durante é um problema real e importante”.

À medida que a pessoa está a adormecer, os vasos sanguíneos na pele dilatam e o corpo perde calor. Estudos anteriores mostraram que a temperatura do ar ambiente acima do normal pode evitar a saída de calor do corpo e que a falta de sono está diretamente associada a uma temperatura corporal elevada.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado que eu tenho dormido que nem um santo .
    Qualquer noticia em prol do consumidor pagar mais impostos é sempre posta como fato , mas na realidade são noticias com um único propósito .
    E esse propósito é : Continuar a fazer a lavagem ao cérebro da ovelha comum que a mentira é uma verdade absoluta .
    Esta noticia das insónias não vão ser as únicas , pois mais irão vir , pois para convencer as ovelhas no planeta inteiro , muita água ainda tem de correr .

    • O senhor dorme como um santo, tira conclusões com base na sua (ÚNICA) experiência, e o resto do planeta que se lixe! Para sua informação, o que foi dito faz todo o sentido, porque era criança quando encontrei as primeiras evidências da influência da temperatura no ritmo sono/vigília, não apenas em mim, mas nas pessoas à minha volta.

      Se você fosse mais cientista (aposto que fugia da matemática quando estudava) e menos mau pagador de impostos, talvez percebesse que o que está escrito pode muito bem ser verdade.

      • A Menina faz lembrar aquelas pessoas que quando chove um pouco mais é por causa do aquecimento global , ou quando faz um pouco de mais calor é também do aquecimento global .
        Tudo se relaciona com esta mentira absoluta para que o consumidor pague mais impostos .
        Já foi provada esta aldrabice por cientistas independentes , mas os média não vão buscar estas conclusões a esses cientistas porque não à conveniência .
        Espere até lhe começarem a cobrar o ar que respira .
        Ah , e quando faz mais frio é também do aquecimento global .
        O mais fácil de tudo é tirar fotos ao polo norte no verão e dizer que foram tiradas no inverno .
        A Nasa não tem qualquer qualificação em climatologia e no entanto é de lá que vem a aldrabice toda .
        Só é pena as agências espaciais chinesas e Russas não falarem o mesmo ou até falarem sobre esse assunto .

        Felizmente para essa escumalha , é fácil dar a volta à cabeça da ovelha comum , pois para eles , a ovelha comum tem um Q.I. baixo e é facilmente manobrável com algumas noticias convincentes e sem fundamento .

  2. Está tudo baboseiras o aquecimento global não que não são de ninguém primeiro lugar o planeta não está aquecendo você é tudo mentira e muita gente acredita nessa besteira o planeta tem vários ciclos tem dia que é mais quente tem dia que é mais frio sempre foi assim essas pessoas que não inventaram isso é tudo iluminardis.

RESPONDER

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …