O aquecimento global provoca insónias

A mudança climática está fazer com que muita gente perca o sono, literalmente. E as noites em claro podem tornar-se ainda mais frequentes, colocando a vida da população em risco.

De acordo com o estudo publicado na Science Advances, a cada grau que aumenta numa cidade, os moradores podem perder, no total, três noites de sono por mês. Os cientistas revelam que o efeito do aquecimento global no sono será mais crítico no verão e afetará mais os idosos.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas recolheram dados da temperatura de 219 cidades americanas e relacionaram com os relatos de noites mal dormidas de 765 mil moradores, entre 2002 a 2011.

Depois, construíram 21 modelos matemáticos considerando fatores geográficos e características específicas de cada localidade. O resultado, como previsto, mostrou uma relação direta entre noites mais quentes e falta de sono.

A falta de sono aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, podendo também limitar a capacidade de responder a estímulos e prejudicar a tomada de decisões.

Segundo o principal autor do estudo, Nick Obradovich, da Universidade de Harvard, as insónias podem dificultar a reparação muscular, comprometer o funcionamento do sistema imunológico, desregular o metabolismo e aumentar o mau humor e a depressão.

“O sono é fundamental para todos os aspetos de nossas vidas, portanto ter o clima a interrompê-lo durante é um problema real e importante”.

À medida que a pessoa está a adormecer, os vasos sanguíneos na pele dilatam e o corpo perde calor. Estudos anteriores mostraram que a temperatura do ar ambiente acima do normal pode evitar a saída de calor do corpo e que a falta de sono está diretamente associada a uma temperatura corporal elevada.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado que eu tenho dormido que nem um santo .
    Qualquer noticia em prol do consumidor pagar mais impostos é sempre posta como fato , mas na realidade são noticias com um único propósito .
    E esse propósito é : Continuar a fazer a lavagem ao cérebro da ovelha comum que a mentira é uma verdade absoluta .
    Esta noticia das insónias não vão ser as únicas , pois mais irão vir , pois para convencer as ovelhas no planeta inteiro , muita água ainda tem de correr .

    • O senhor dorme como um santo, tira conclusões com base na sua (ÚNICA) experiência, e o resto do planeta que se lixe! Para sua informação, o que foi dito faz todo o sentido, porque era criança quando encontrei as primeiras evidências da influência da temperatura no ritmo sono/vigília, não apenas em mim, mas nas pessoas à minha volta.

      Se você fosse mais cientista (aposto que fugia da matemática quando estudava) e menos mau pagador de impostos, talvez percebesse que o que está escrito pode muito bem ser verdade.

      • A Menina faz lembrar aquelas pessoas que quando chove um pouco mais é por causa do aquecimento global , ou quando faz um pouco de mais calor é também do aquecimento global .
        Tudo se relaciona com esta mentira absoluta para que o consumidor pague mais impostos .
        Já foi provada esta aldrabice por cientistas independentes , mas os média não vão buscar estas conclusões a esses cientistas porque não à conveniência .
        Espere até lhe começarem a cobrar o ar que respira .
        Ah , e quando faz mais frio é também do aquecimento global .
        O mais fácil de tudo é tirar fotos ao polo norte no verão e dizer que foram tiradas no inverno .
        A Nasa não tem qualquer qualificação em climatologia e no entanto é de lá que vem a aldrabice toda .
        Só é pena as agências espaciais chinesas e Russas não falarem o mesmo ou até falarem sobre esse assunto .

        Felizmente para essa escumalha , é fácil dar a volta à cabeça da ovelha comum , pois para eles , a ovelha comum tem um Q.I. baixo e é facilmente manobrável com algumas noticias convincentes e sem fundamento .

  2. Está tudo baboseiras o aquecimento global não que não são de ninguém primeiro lugar o planeta não está aquecendo você é tudo mentira e muita gente acredita nessa besteira o planeta tem vários ciclos tem dia que é mais quente tem dia que é mais frio sempre foi assim essas pessoas que não inventaram isso é tudo iluminardis.

RESPONDER

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …