O aquecimento global provoca insónias

A mudança climática está fazer com que muita gente perca o sono, literalmente. E as noites em claro podem tornar-se ainda mais frequentes, colocando a vida da população em risco.

De acordo com o estudo publicado na Science Advances, a cada grau que aumenta numa cidade, os moradores podem perder, no total, três noites de sono por mês. Os cientistas revelam que o efeito do aquecimento global no sono será mais crítico no verão e afetará mais os idosos.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas recolheram dados da temperatura de 219 cidades americanas e relacionaram com os relatos de noites mal dormidas de 765 mil moradores, entre 2002 a 2011.

Depois, construíram 21 modelos matemáticos considerando fatores geográficos e características específicas de cada localidade. O resultado, como previsto, mostrou uma relação direta entre noites mais quentes e falta de sono.

A falta de sono aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, podendo também limitar a capacidade de responder a estímulos e prejudicar a tomada de decisões.

Segundo o principal autor do estudo, Nick Obradovich, da Universidade de Harvard, as insónias podem dificultar a reparação muscular, comprometer o funcionamento do sistema imunológico, desregular o metabolismo e aumentar o mau humor e a depressão.

“O sono é fundamental para todos os aspetos de nossas vidas, portanto ter o clima a interrompê-lo durante é um problema real e importante”.

À medida que a pessoa está a adormecer, os vasos sanguíneos na pele dilatam e o corpo perde calor. Estudos anteriores mostraram que a temperatura do ar ambiente acima do normal pode evitar a saída de calor do corpo e que a falta de sono está diretamente associada a uma temperatura corporal elevada.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado que eu tenho dormido que nem um santo .
    Qualquer noticia em prol do consumidor pagar mais impostos é sempre posta como fato , mas na realidade são noticias com um único propósito .
    E esse propósito é : Continuar a fazer a lavagem ao cérebro da ovelha comum que a mentira é uma verdade absoluta .
    Esta noticia das insónias não vão ser as únicas , pois mais irão vir , pois para convencer as ovelhas no planeta inteiro , muita água ainda tem de correr .

    • O senhor dorme como um santo, tira conclusões com base na sua (ÚNICA) experiência, e o resto do planeta que se lixe! Para sua informação, o que foi dito faz todo o sentido, porque era criança quando encontrei as primeiras evidências da influência da temperatura no ritmo sono/vigília, não apenas em mim, mas nas pessoas à minha volta.

      Se você fosse mais cientista (aposto que fugia da matemática quando estudava) e menos mau pagador de impostos, talvez percebesse que o que está escrito pode muito bem ser verdade.

      • A Menina faz lembrar aquelas pessoas que quando chove um pouco mais é por causa do aquecimento global , ou quando faz um pouco de mais calor é também do aquecimento global .
        Tudo se relaciona com esta mentira absoluta para que o consumidor pague mais impostos .
        Já foi provada esta aldrabice por cientistas independentes , mas os média não vão buscar estas conclusões a esses cientistas porque não à conveniência .
        Espere até lhe começarem a cobrar o ar que respira .
        Ah , e quando faz mais frio é também do aquecimento global .
        O mais fácil de tudo é tirar fotos ao polo norte no verão e dizer que foram tiradas no inverno .
        A Nasa não tem qualquer qualificação em climatologia e no entanto é de lá que vem a aldrabice toda .
        Só é pena as agências espaciais chinesas e Russas não falarem o mesmo ou até falarem sobre esse assunto .

        Felizmente para essa escumalha , é fácil dar a volta à cabeça da ovelha comum , pois para eles , a ovelha comum tem um Q.I. baixo e é facilmente manobrável com algumas noticias convincentes e sem fundamento .

  2. Está tudo baboseiras o aquecimento global não que não são de ninguém primeiro lugar o planeta não está aquecendo você é tudo mentira e muita gente acredita nessa besteira o planeta tem vários ciclos tem dia que é mais quente tem dia que é mais frio sempre foi assim essas pessoas que não inventaram isso é tudo iluminardis.

RESPONDER

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …